Laboratório Integrado I

Conhecimentos de Base Recomendados

Chemistry

Métodos de Ensino

Aulas laboratoriais onde são realizados, por grupo, os trabalhos experimentais. Inicialmente é apresentado o procedimento a executar e verifica-se a validade dos cálculos preparatórios realizados pelos alunos. De seguida os alunos executam, com autonomia, o procedimento e o tratamento dos resultados, sob a assistência do docente. Durante as aulas os alunos são confrontados com questões pertinentes para avaliar como se prepararam e potenciar a compreensão dos conhecimentos adquiridos. No fim da realização do trabalho é feita uma discussão oral onde são discutidos os conceitos teóricos e os resultados obtidos. São ainda analisados os relatórios elaborados. A avaliação é contínua e tem em conta: A) Avaliação diagnóstica (10%); B) Relatório de Procedimentos de Segurança (5%); C) Relatórios (40%); D) Avaliação do desempenho nas aulas (20%) e E) Teste prático individual, com nota mínima de 9 valores (25%). A classificação final é obtida pela soma das contribuições das várias componentes.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da unidade curricular é fornecer ao estudante os fundamentos teóricos e aprendizagem prática de Química Laboratorial e
Química Analítica, permitindo-lhe que acompanhe, na prática, conceitos básicos lecionados em disciplinas teóricas como a Química.
Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: i) capacidade de realizar trabalho em grupo; ii) capacidade de organizar e gerir a
realização de trabalho; iii) capacidade de reportar o trabalho realizado (oralmente e na forma de relatório) e de discutir e analisar os resultados
experimentais obtidos; iv) capacidade de utilizar convenientemente o diverso material e equipamento laboratorial; v) capacidade de preparar e
estandardizar soluções utilizadas em análise química.

Programa

Assuntos Teóricos:
Regras de segurança em laboratórios. Manuseamento de material de vidro graduado e equipamento de uso comum. Avaliação estatística, apresentação, interpretação e validação de resultados analíticos. Preparação de soluções. Titulações ácido-base, de oxidação-redução, precipitação e complexação. Titulação potenciométrica.
Trabalhos Experimentais a realizar:
1. Calibração de uma pipeta
2. Determinação da concentração de permanganato de potássio numa amostra por espectroscopia UV/VIS
3. Preparação e estandardização de uma solução aquosa de HCl e NaOH
4. Preparação e estandardização de uma solução aquosa de nitrato de prata e determinação de cloretos no leite
5. Preparação e estandardização de uma solução aquosa de EDTA e determinação do cálcio e do magnésio no leite
6. Preparação e estandardização de uma solução aquosa de tiossulfato de sódio e determinação do oxigénio dissolvido na água pelo método de Winkler
7. Titulação potenciométrica de uma solução de ácido ascórbico

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - CF=(0.1*A+0.05*B+0.4*C+0.2*D+0.25*E) - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Vidal, M.M., Filipe, O. e Costa, M.C., Química no Laboratório. 2ª edição, 100luz., 2010.

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Skoog, D.A, West, D-M., Holler, F.J., Crouch, S.F. Química Analítica, McGraw-Hill, 7ªEd, 2000.

Aléxeev, V. Análise Quantitativa, Ed Lopes da Silva, 3ªEd, 1980.

Harris, D.C., Exploring Chemistry Analysis, Freeman Ed, 2001.

Kenkel,J., Analytical Chemistry for Technicians, CRC Press, 2003.

Patnaik, P., Deans’s Analytical Chemistry Handbook, McGraw-Hill, 2004.

Simões, J.M., Lampreia, I., Santos, F., Norberto, M.F., Pamplona, M.T., Meireles, M.M., Guia de Laboratório em Química e Bioquímica, Lidel, 2ª Ed,
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