Métodos de Ensino
A unidade curricular consiste em aulas laboratoriais orientadas para a realização de experiências.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes: i) desenvolvam a capacidade de trabalhar em grupo com responsabilidade e com segurança, percebendo os riscos envolvidos nas diferentes práticas laboratoriais; ii) sejam capazes de programar experiências com vista a atingir determinado objetivo; iii) adquiram prática laboratorial em procedimentos simples como preparação de soluções, titulações, operação de equipamentos simples de separação de misturas à escala laboratorial e, ainda, para a identificação, separação e quantificação de compostos orgânicos; iv) sejam capazes de analisar e criticar os resultados experimentais obtidos; v) adquiram prática na elaboração de relatórios escritos e na sua discussão oral; vi) acompanhem, na prática, conceitos básicos lecionados em disciplinas teóricas como a Química e a Termodinâmica.
Programa
Os alunos realizam 8 trabalhos experimentais:
1. Destilação simples e fracionada de uma mistura binária.
2. Traçado de um diagrama triangular
Determinação da curva de solubilidade para o sistema clorofórmio-ácido acético-água.
3. Traçado de linhas de união
Obtenção de três linhas de união no diagrama triangular para o sistema clorofórmio-ácido acético-água, obtido à pressão atmosférica e temperatura ambiente.
4. Repartição de um soluto entre dois solventes imiscíveis.
5. Determinação da viscosidade de um fluido Newtoniano
Medição da viscosidade de uma solução e estudo da variação da viscosidade com a temperatura.
6. Recristalização, filtração e ponto de fusão.
7. Cromatografia: Separação dos pigmentos do espinafre.
8. Extração: (Parte A) Extração simples e múltipla do alaranjado de metilo; (Parte B) Determinação do teor de cafeína no chá.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - CF= (Avaliação1 + Avaliação2 + Avaliação3 + Avaliação4+ Avaliação5 + Avaliação6 + Avaliação7 + Avaliação8 + Avaliação9)/9 - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
6. Afonso, C.A.M., Simão, D.P., Ferreira, L.P., Serra, M.E.S., Raposo, M.M.M., 100 Experiências de Química Orgânica, 1ª ed., IST Press, Lisboa, 2011.
2. Azevedo, E. G., Termodinâmica Aplicada. 2ª ed., Escolar Editora. Lisboa, 2010.
8. Landgrebe, J.A., Theory and practice in the organic laboratory: with microscale and standard scale experiments, Pacific Grove: Brooks/Cole Publishing Company, 1993.
3. Halpern, A., McBane, G., Experimental Physical Chemistry: A Laboratory Textbook, 3ª ed, W. H. Freeman, 2006.
7. Harwood, L.M., Moody, C.J., Percy, J.M., Experimental Organic Chemistry, 2nd, ed., Blackwell Science, Oxford, 1999.
1. Smith, J.M., Van Ness, H.C., Abbott, M.M., “Introduction to Chemical Engineering Thermodynamics”, 7th Ed., McGraw Hill Higher Education, 2005.
4. Simões, J.A.M., e outros. Guia do Laboratório de Química e Bioquímica, 2ª ed revista e aumentada. Lidel, edições técnicas Lda. Lisboa, 2008.
5. Vidal, M.M., Filipe, O. e Costa, M.C., Química no Laboratório. 2ª ed, 100luz., 2010.