Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas são de carácter prático laboratorial onde são realizados, em grupo de dois alunos, os vários trabalhos experimentais propostos. O trabalho experimental engloba a realização da experiência, a elaboração do relatório escrito, e a análise e discussão dos resultados.
Em cada aula é feita, inicialmente, uma exposição teórica na qual os novos conceitos são introduzidos e se apresentam os métodos e procedimentos a executar. Durante a aula os alunos são confrontados com questões pertinentes, de modo a avaliar o modo como se prepararam para a realização do trabalho experimental e potenciar a compreensão dos conhecimentos adquiridos. No fim de cada trabalho realizado é efetuada uma discussão oral, por grupo, para discussão dos conceitos teóricos e dos resultados obtidos no trabalho.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular tem como principal objetivo introduzir os alunos, de uma forma integrada, nos fundamentos da Microbiologia. Pretende-se que os alunos adquiram os seguintes conhecimentos e competências: i) apliquem métodos de quantificação do crescimento microbiano; ii) interpretem a cinética de crescimento microbiano e os fatores que influenciam o seu crescimento; iii) avaliem a eficácia de agentes químicos e físicos no controlo do crescimento de microrganismos; iv) quantifiquem o número de microrganismos contaminantes presentes em produtos alimentares, águas e solos. Acresce ainda que o aluno seja capaz de: i) realizar trabalho em grupo; ii) organizar e gerir a realização de trabalho; iii) reportar o trabalho realizado (oralmente e na forma de relatório) e de discutir e analisar os resultados experimentais obtidos.
Programa
O conteúdo programático consiste na realização de trabalhos experimentais em grupos de dois/três alunos. O trabalho experimental engloba a realização da experiência, a elaboração do relatório escrito e a análise e discussão dos resultados.
Trabalhos Experimentais a realizar:
1. Métodos de quantificação do crescimento microbiano.
2. Curva e taxa de crescimento bacteriano. Curva de consumo de substrato.
3. Crescimento de microrganismos: estudo de fatores físicos que afetam o seu crescimento.
4. Avaliação da eficácia de agentes químicos e físicos no controlo do crescimento de microrganismos.
5. Análise microbiológica de produtos alimentares, águas e solos – contagem de microrganismos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. LABORATÓRIO INTEGRADO III: Protocolos experimentais (disponível na plataforma académica InforEstudante).
2. FERREIRA, W.F.C., SOUSA, J.C.F. & LIMA, N. (2010). Microbiologia (1ª ed.). Lisboa: Lidel.
3. BISEN, P.S. (2014). Laboratory Protocols in Applied Life Sciences (1ª ed.). CRC Press.
4. BLACK, J.G. (2005). Microbiology: Principles and Explorations (6ª ed.). NJ: John Wiley & Sons (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-11).
5. MADIGAN, M.T. & MARTINKO, J.M. (2006). Brock biology of microorganisms (11ª ed.). San Francisco: Education, Inc. (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-9).
6. ALCÂNTARA, F., CUNHA, M.A. & ALMEIDA, M.A. (2001). Microbiologia – Práticas Laboratoriais (2ª ed.).Aveiro: Universidade de Aveiro.
7. SEELEY, H.W., VANDEMARK, P.J. & LEE, J.J. (1991). Microbes in action: a laboratory manual of microbiology (4ª ed.). New York: W.H. Freeman and Company (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-5).
8. CAPPUCCINO, J.G. & SHERMAN, N. (1999). Microbiology: A Laboratory Manual (5ª ed.). Menlo Park: Benjamin/Cummings Science Publishing (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-6).
9. ISAAC, S. & JENNINGS, D. (1995). Microbial Culture (Introduction to Biotechniques) (1ª ed.). Taylor & Francis (disponível na Biblioteca do ISEC: 6-14-10).