Laboratórios de Biomecânica Aplicada

Métodos de Ensino

A componente inicial da unidade curricular será lecionada com recurso ao método expositivo e visualização de conteúdos multimédia. Na sequência, com os alunos divididos em grupos de trabalho, serão realizados rotativamente diversos ensaios laboratoriais envolvendo análise de marcha, estudo da distribuição da pressão plantar, avaliação de mapas térmicos, estudo de forças, entre outros. Destes trabalhos será feita uma análise crítica, resultando num relatório do trabalho experimental. Na fase final da unidade curricular é distribuído um trabalho a realizar em grupo, aglutinador e que pretende aprofundar e cimentar as competências quanto aos equipamentos e metodologias usadas. Nesta fase, os estudantes serão familiarizados com as técnicas de impressão 3D, sendo disponibilizado a acesso às impressoras do laboratório. Assim, o desafio do trabalho, que incidirá sobre um dos domínios experimentais poderá envolver o desenvolvimento e implementação de um componente mecânico de suporte. A avaliação da unidade curricular é feita com base nos relatórios intercalares dos trabalhos experimentais realizados e com base no trabalho final a ser entregue ao docente sob a forma de relatório. O trabalho final será alvo de uma apresentação e discussão perante o docente e aos pares, que poderão ser desafiados a participar ativamente no processo de avaliação. 

Resultados de Aprendizagem

O contacto com equipamentos e sistemas de avaliação em biomecânica são importantes nos engenheiros biomédicos. Neste sentido, pretende-se que os alunos contactem com diversas metodologias de abordagem experimental no domínio da biomecânica. Sendo uma UC exclusivamente laboratorial, os alunos implementarão um conjunto de procedimentos experimentais com enquadramento em vários domínios da biomecânica aplicada.
Pretende-se também que os alunos contactem com ferramentas de materialização de protótipos funcionais, em especial no domínio do fabrico assistido por computador e na implementação de materiais de adição

Programa

Ferramentas e sistemas de avaliação em biomecânica. Definição de metodologias e protocolos de avaliação biomecânica.
Execução de trabalhos laboratoriais envolvendo equipamentos de avaliação e análise experimental, como por exemplo análise de marcha, distribuição de mapas de pressão plantar, mapas de temperatura e análise, avaliação de forças e deslocamentos, etc.
Realização de um trabalho experimental, que poderá envolver a implementação de tecnologias de fabrico aditivo.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 Apontamentos de suporte à unidade curricular