Conhecimentos de Base Recomendados
Noções fundamentais de Direito
Métodos de Ensino
Método teórico-prático, com exposição das matérias do programa e resolução de casos, análise da legislação empresarial com suporte doutrinal e aplicação jurisprudencial
Resultados de Aprendizagem
1. Dominar os conceitos fundamentais inerentes às matérias jurídicas que se relacionam com a realidade empresarial, bem como do respetivo regime legal.
2. Conhecer as principais questões doutrinais e jurisprudenciais que se colocam numa área económico-social em permanente transformação.
3. Distinguir com rigor os diversos institutos jurídicos deste ramo do Direito.
4. Identificar a legislação aplicável a cada situação concreta num contexto de grande dispersão normativa
Programa
I. Introdução
1. Panorama geral das empresas no Direito.
2. Objeto e fontes da legislação empresarial
II. Atos de comércio, comerciantes e empresas (comerciais e civis).
III. Da empresa como objeto de direitos e de negócios
1. Noção e elementos
2. Trespasse e cessão de exploração do estabelecimento
IV. Sinais distintivos (firmas, marcas e logótipos)
V. Sociedades comerciais
1. Noção, elementos e tipos; figuras próximas (e.g. cooperativas)
2. Constituição, personalidade e capacidade jurídica.
3. Direitos e obrigações dos sócios (participações sociais).
4. Deliberações dos sócios (regime).
5. Poder e responsabilidade dos administradores.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Obrigatória:
PEREIRA, Alexandre Dias – Direito comercial das empresas: apontamentos teórico-práticos, 2ª ed. Juruá, 2015
PEREIRA, Alexandre Dias – Business Law: A Code Study, Imprensa de Coimbra, 2004
Legislação Comercial: Código Comercial, Código das Sociedades Comerciais
Complementar
ABREU, J.M. Coutinho, Curso de Direito Comercial, Almedina, vols. I (12ª ed. 2019) e II (6ª ed. 2019)
CORREIA, A. FERRER, Lições de Direito Comercial, vol. I, Coimbra, 1973.
CORREIA, Miguel PUPO, Direito Comercial, Lisboa, EDIFORUM, 14ª ed. 2018.
BERCOVITZ RODRÍGUEZ-CANO, Alberto, Apuntes de Derecho Mercantil, Tercera Edición, Navarra, Aranzadi, 2002