Métodos de Ensino
A UC está organizada de forma a que os seus objetivos correspondam a metodologias diversificadas inerentes às atividades formativas e avaliativas que o formando deve desenvolver e que estão identificadas e organizadas nas modalidades presencial e à distância síncronas e assíncronas, permitindo ao formando a construção do conhecimento e o desenvolvimento integrado de competências.
Serão realizadas sessões de tutoria e disponibilizados fóruns virtuais, de modo a oferecer suporte técnico e social permanente a todos os estudantes e serão avaliados através de:
MODALIDADES
Presencial – 6h contacto
Trabalhos individuais e/ou em grupo: Tarefas escritas, como ensaios, relatórios e estudos de caso – 50%.
Apresentações orais de trabalho, infografias, portefólios – 20%
Note-se que, a avaliação sumativa, realiza-se na última sessão da modalidade presencial.
Distância síncrona – 6h de contacto
Envolvimento/Participação 20%
Distância assíncrona – 8h de contacto
Envolvimento/Participação 10%
Resultados de Aprendizagem
– Investigar sobre estilos de liderança, que promovem a colaboração, o espaço de partilha e o sucesso educativo;
– Divulgar práticas de liderança nacionais e internacionais incentivando a partilha e a colaboração;
– Refletir sobre práticas de gestão de equipas educativas;
– Estabelecer uma visão compartilhada: A liderança transformacional começa com uma visão inspiradora;
– Refletir sobre a criação de ambientes propícios à inovação e ao desenvolvimento de soluções criativas;
– Criar um ambiente de comunicação aberto, onde as pessoas se sintam encorajadas a expressar as suas opiniões, compartilhar ideias e dar feedback construtivo, numa perspetiva de abertura e transparência;
– Estimular o uso de diferentes canais de comunicação, reconhecendo que as pessoas têm preferências diferentes quando se trata de comunicação.
Programa
1. Conceitos
1.1.Diferentes tipos de liderança
1.2. Liderança transformacional e a teoria de “banda larga” de liderança
2. Impacto organizacional e comunicação
2.1. Mudança organizacional
2.2. Influência da liderança transformacional na mudança organizacional
2.3. Importância da comunicação estratégica
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Envolvimento/participação - distância síncrona - 10.0%
- - Envolvimento/participação - distância assíncrona - 20.0%
- - Apresentações orais de trabalho, infografias, portefólios - 20.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kotter, J.P. (1996). Leading Change. Boston: Harvard Business School Press
Barber, M. & Mourshed, M. (2007). How the world´s best-performing school systems come out on top. London: McKinsey & Company.
Leithwood, H. & Hopkins, D. (2008). Seven strong claims about successful school leadership. School Leadership and Management, 28(1), 27-42.
Fullan, M. (2003). Liderar numa Cultura de Mudança. Porto: Edições Asa.
Hargreaves, A. (1998). Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na idade pós-moderna. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal. (Trabalho original publicado em 1994)