Conhecimentos de Base Recomendados
O objectivo destes trabalhos/ temas é triplo: i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações; ii) familiarização do corpo discente com a aplicação de “Métodos do Caso”, bem como a exemplificação de modelos de avaliação para organizações públicas e privadas; iii) a criação de indicadores (Outputs) visando a avaliação dos colaboradores das organizações e iiii) potenciar as relações com outras disciplinas da área da gestão. Estes trabalhos (desenvolvimento de temas) com “casestudy” serão relacionados em simulação empresarial no âmbito do curso / ramo de Recursos Humanos.
Métodos de Ensino
Expositivo, teórico-prático.
Temas para debate durante as aulas.
Resultados de Aprendizagem
OBJETIVOS
– Analisar os desenvolvimentos mais recentes no âmbito da gestão da mudança organizacional e a respectiva
liderança.
– Possibilitar aos alunos uma visão prática e actual da liderança, em todas as suas componentes, proporcionando a
aplicação de um modelo prático de avaliação e desempenho.
– Colocar à disposição dos alunos um conjunto de fontes de informação especializadas, conhecimentos e
ferramentas através do qual poderão monitorizar estes temas nas organizações/empresas.
– Igualmente, proporcionar em simulação prática a aplicação de modelos diferenciados de gestão da mudança e
avaliação do desempenho nas organizações públicas ou privadas.
– Fornecer um conjunto de soluções para os mesmos, nomeadamente através da prática e aprendizagem de
“Métodos do Caso”, o qual será apresentado e trabalhado nas aulas práticas.
COMPETÊNCIAS
-Os alunos irão adquirir competências na área da liderança e motivação, para exercerem a sua atividade como gestores, e para conseguirem, de alguma forma, dirigir pessoas e equipas. – Serão também dotadas de competências de Gestão de Desempenho, onde poderão nas organizações avaliar os seus eventuais colaboradores e realizar a sua autoavaliação, dominando os sistemas de avaliação de desempenho.
Programa
CAPÍTULO 1 – O QUE É A LIDERANÇA
1.1 – As Organizações e as Pessoas: o estudo do Comportamento Organizacional
1.2 – A Gestão, o Gestor e os seus papeis
1.3 – Factores explicativos do comportamento individual
1.4 – As ligações entre a percepção e o processo individual de tomada de decisão
CAPÍTULO 2 – A MOTIVAÇÃO DO INDIVÍDUO
2.1 – O Processo motivacional
2.2 – As principais visões sobre a motivação
2.3 – Visões contemporâneas
2.4 – Técnicas de motivação
CAPÍTULO 3 – A LIDERANÇA
3.1 – Uma definição de Liderança
3.2 – A Abordagem baseada nos Traços de personalidade
3.3 – A Abordagem comportamental
3.4 – As Abordagens Contingenciais
3.5 – Comunicação nas organizações
CAPÍTULO 4 – AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
4.1 – Objectivos
4.2 – Responsabilidade
A: O Supervisor Directo e Imediato
B: Apoio Técnico
4.3 – Estrutura do Sistema / Manual de Avaliação
4.4 – Instruções Gerais para o avaliador
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FUNDAMENTAL:
Cunha, M. et al.; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão; RH Editora; 2007
Ferreira, J. et al.; Psicosociologia das Organizações; McGraw-Hil de Portugal; 1996
Gibson, J.; Organizações: Comportamento, Estrutura e Processos; McGraw-Hill; 2006
Greenberg, J. e R. Baron; Behaviour in Organizations – Understanding and Managing the Human side of Work;
Prentice-Hall; 1997
Hersey, P. e K. Blanchard; Managing Organizational Behaviour – Utilizing Human Resources; Prentice-Hall; 1998
Kolb, D. et al; Organizational Behaviour – An Experiential Approach; Prentice-Hall; 1999
COMPLEMENTAR:
-Kinicki, A. e R. Kreitner; Comportamento Organizacional; McGraw-Hill; 2007
Luthans, F.; Organizational Behavior; McGraw-Hill; 1998
Newstrom, J.; Comportamento Organizacional; McGraw-Hill; 2008
Robbins, S.; Organizational Behaviour; Prentice-Hall; 2002
Cadernos Teóricos publicados na Secção de Textos do ISCAC.