Liderança e Avaliação do Desempenho

Conhecimentos de Base Recomendados

 

Recomenda-se que os discentes potenciem: i) a capacidade de resolução de problemas reais das organizações; ii) e aumentem as interdisciplinaridade com as temáticas das outras disciplinas da área dos  Recursos Humanos, nomeadamente e em particular no domínio da liderança, satisfação e motivação.

Métodos de Ensino

Expositivo, teórico-prático.

Temas para debate durante as aulas.

Resultados de Aprendizagem

– Possibilitar aos alunos uma visão prática e actual da liderança, em todas as suas componentes, proporcionando a
aplicação de um modelo prático de avaliação e desempenho

– Colocar à disposição dos alunos um conjunto de fontes de informação especializadas, conhecimentos e
ferramentas através do qual poderão monitorizar estes temas nas organizações/empresas.

– Igualmente, proporcionar em simulação prática a aplicação de modelos diferenciados de gestão da mudança e
avaliação do desempenho nas organizações públicas ou privadas.

  – Desenvolver o conceito da Avaliação e desempenho; motivação para o desempenho; a recompensa e o desempenho; o manual de avaliação; o avaliador e avaliado; a formação do avaliador; os fatores de avaliação; os indicadores de desempenho; o output final da avaliação; o levantamento das necessidades de formação.

 – Capacidade de elaboração dum sistema de avaliação de desempenho.

– Fornecer um conjunto de soluções para os mesmos, nomeadamente através da prática e aprendizagem de
“Métodos do Caso”, o qual será apresentado e trabalhado nas aulas práticas.

Programa

1 – A liderança:

1.1 – As abordagens da liderança nas organizações

1.2 – Poder, Influência e Estilos de Lideranças nas organizações: aplicações práticas

através de estudo de caso

2 – A motivação:

2.1 O processo motivacional

2.2 -Os elementos da motivação: aplicações práticas em contexto organizacional

 

3 – Sistemas de Gestão de Desempenho:

3.1 – A gestão de desempenho e os seus pressupostos

         Tendências da gestão de desempenho

3.2 – A Avaliação de desempenho versus a Avaliação de Competências

         Método Swan

3.3 – O processo contínuo da gestão de desempenho

3.4 – Métodos e de Avaliação

3.5 – Aspetos práticos de operacionalização: evitar erro e enviesamentos

4 – Efeitos da prática de Avaliação de Desempenho nas Organizações:

4.1 – Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos

4.2 – A gestão de formação na empresa

O diagnostico de necessidades de formação

 O ciclo da formação: etapas e procedimentos

4 .3 – Sistemas das recompensas intrínsecas e extrínsecas

4.4 – Sistemas de benefícios e Incentivos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

Principal

Camara, P. B. Da, Guerra, Balreira P. & Rodrigues, J. V.  (2016). Humanator XXI : Recursos humanos e sucesso empresarial. 7a. ed.. Lisboa : Publicações Dom Quixote,

Camara de P. (2015). Manual de Gestão e Avaliação de Desempenho 2ª ed, Lisboa, Editora RH.

Camara de P. (2016) O Sistemas de Recompensas e a Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Lisboa, Dom Quixote,

Rohrich, O. (2012). Os 11 Elementos da Motivação – 2 edição, Lisboa, Lidel

Sarmento, M. João S. & Rosinha A. (2015) Avaliação de Desempenho, Lisboa, Escolar Editora

 Silva V. & dos Reis, F. (2018) Capital -humanos – Temas para uma boa gestão das organizações, 2º ed, Lisboa, Edições Sílabo, Lda, 

Secundária

Caetano, A. (2008). Avaliação de Desempenho: o essencial que avaliadores e avaliados precisam de saber. Livros Horizonte: Lisboa.

Caetano, A. (1995). Processos sociocognitivos e avaliação de desempenho. Rh Editora, Lisboa.

Ceitil, M. (2006). Gestão e Desenvolvimento de Competências. Edições Sílabo, Lx.

Gomes, J., Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C., Cardoso, C.C., Marques, C.A. (2008). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Edições Sílabo, Lisboa.

Cunha, M. et al.; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão; RH Editora; 2007
Ferreira, J. et al.; Psicossociologia das Organizações; McGraw-Hil de Portugal; 1996
Gibson, J.; Organizações: Comportamento, Estrutura e Processos; McGraw-Hill; 2006