Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo; 2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.
No que diz respeito á avaliaçäo estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual (60%) e b) Apresentação de Artigo Científico (40%).
2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual (100%).
Resultados de Aprendizagem
a) Identificar as competências requeridas para liderar pessoas e grupos;
b) Desenvolver comportamentos de liderança adequados a diferentes contextos;
c) Desenvolver capacidades de gestão, articulando a gestão de recursos humanos com a gestão global da organização;
d) Desenvolver competências específicas para a criação de equipas motivadas e autónomas.
Programa
1. Valores, Crenças, Atitudes e Comportamentos: Modelo Preditivo do Comportamento; O efeito de
Pigmalião; Emoções e Competências. Atitudes de Comunicação: Efeitos nos interlocutores; 2 A Gestão da Motivação;
2.1- Variáveis individuais e situacionais. A Motivação: A perspetiva integradora. O papel das remunerações na Motivação; Liderar Pessoas e Grupos;
3.1. Teorias Contingenciais e Abordagem Situacional da Liderança; Liderança Transacional e Transformacional; Estilos de Liderança e Comportamentos Induzidos; Comportamentos Eficazes e
Ineficazes; A Inteligência Emocional;
4. A Gestão de Equipas;
4.1. Grupos de Trabalho Vs. Equipas de Trabalho.
4.2. Grupos Autónomos de Trabalho; Nívels de autonomia das equipas. Como implementar Equípas de Alto Desempenho.
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cunha, M. P. , Rego, A, Cunha, R. C. , Cabral-Cardoso, C, Marques, C. A. and Gomes, J. F. (2010) Manual de gestão de pessoas e do capital humano (2a edição revista e corrigida). , Sílabo, 2010
Day, D. V., et al. (2013). Advances in leader and leadership development: A review of 25 years of research and theory, The Leadership Quarterly;
Paauwe, J., Guest, DE. & Wright, P.M. (2013) HRM & performance: Achievements and challenges. , John Wiley & Sons;
Quinn, R. E., Faerman, S. R., Thompson, M. P., McGrath, M. R., and St. Clair, L. S. (2007). Becoming a Master Manager: A competing values approach. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.