Resultados de Aprendizagem
Na sociedade do conhecimento, as pessoas e as equipas são um fator fundamental da vantagem competitiva
sustentada para as organizações, e estão, também, na primeira linha da inovação. No mercado competitivo,
com intensas mudanças, de sistemático empreendorismo, inovação e cada vez mais exigente, a busca
constante para a realização dos melhores resultados passa por todas as áreas da empresa. Para alcançar
esse objetivo, é fundamental que o “profissional” que ocupa posições de gestor e lider, com responsabilidade
da gestão de pessoas e equipas, esteja contextualizado e preparado para atuar nessa realidade empresarial.
A tendência atual aponta para a formação de equipas de alto desempenho, capazes de alavancar resultados,
por meio do desenvolvimento e da eficaz gestão de pessoas.
Programa
Ambiente Empresarial e a Gestão das Pessoas
2. Desenvolvimento de Competências nas Equipas
3. Processos e Modelos de Liderança
4. Formação de Equipas
5. A motivação individual e organizacional
6. Desenvolvimento das Equipas
7. A Gestão e Liderança das Equipas de Trabalho
8. A Tomada de decisão
9. Gestão de Conflitos nas equipas
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1- Bancaleiro, J. – Balanced Scorecard de Capital Humano, RH Editora, 2006
2 – Blanchard, K., Um nível superior de liderança (2006), Lisboa, Actual Editora
3 – Câmara, P., Guerra, P., Rodrigues, J., (2007), Novo Humanator – Recursos Humanos e Sucesso Empresarial,
9 ed., Lisboa, Dom Quixote
4 – Chiaventao, I. – Recursos Humanos, Editora Atlas, 2004
5 – Cunha, M. e outros – Manual Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, 2007
6 – Decenzo, e S. Robbins – Human Resource Management, John Wiley & Sons, 1999
7 – Dutra, Joel de Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa
moderna. Atlas, 2004.