Liderança e Gestão de Equipas

Conhecimentos de Base Recomendados

não aplicável

Métodos de Ensino

 

A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da apresentação e análise dos conceitos e abordagens teóricas, o método incidirá em metodologias ativas de análise de textos/casos práticos e realização de autodiagnósticos. 

Resultados de Aprendizagem

 

Objetivos:

Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da atual relevância organizacional do desenvolvimento e liderança de equipas de elevada performance. A par das abordagens e modelos teóricos, pretende-se que os alunos conheçam comportamentos, metodologias e instrumentos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma cabal participação ao nível da implementação, gestão e liderança de equipas de trabalho. Assim, dessa forma, contribuindo para a criação de valor e para a realização individual dos colaboradores.

Competências a desenvolver:

– Compreender a crescente relevância organizacional do desenvolvimento de competências de liderança;

– Compreender  o contributo organizacional  das equipas de elevada performance;

– Conhecer as perspectivas e abordagens do new leadership;

– Interpretar práticas eficazes de dinamização de equipas de trabalho;

– Aplicar boas práticas de envolvimento e participação dos colaboradores.

 

Programa

 

1.Introdução: Emergência das competências de liderança e gestão de equipas

1.1. A valorização das soft skills no contexto das organizações modernas.

1.2. Impacto da cultura e clima organizacional nos comportamentos das pessoas e equipas.

 

 2.  Liderança

2.1. Managerial and leadership effectiveness – Gestão e Liderança.

2.2. A evolução teórica do conceito e dos modelos de liderança.

2.3. Perspetivas e abordagens recentes de liderança – New Leadership.

2.4. O pipeline de liderança nas organizações

2.5. O dark side da liderança: causas e consequências.

2.6. Autodiagnósticos comportamentais.

 

 3. Gestão de equipas

3.1. As equipas de elevada performance: desenvolvimento e participação.

3.2. As equipas virtuais: caraterísticas e desafios específicos.

3.3. Boas práticas de gestão e dinamização de equipas:  

 3.3.1. Negociação de objetivos e o processo de delegação;

 3.3.2. O empowerment de pessoas e equipas;

 3.3.3. Planificação do tempo e eficácia das reuniões de equipa – “SPIC”.

3.4.  Análise de casos práticos.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia fundamental:

– Northouse, P. G. (2019). Leadership: Theory and practice (8th Ed.). Thousand Oaks: Sage.

– Pina e Cunha, M., Cunha, R.C., Rego, A., Neves, P. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.

Bibliografia complementar:

– Bass, B.M. (2008). The Bass handbook of leadership: Theory, research and managerial applications (4th Ed.).N.Y: Free   Press.

– Day, D.V.; Zaccaro, S.J. & Halpin, S.M. (Eds.) (2004). Leader development for transforming organizations : growing leaders for tomorrowNJ; Erlbaum Associates, Publishers.

– Fortes de Costa, R. (2023). Empowerment leadership: Equipas de excelência. Coimbra: Editora D’Ideias.

– Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2013). Liderança positiva. Lisboa: Edições Silabo.

– Robbins, S.P & Judge, T.A. (2017). Organizational behavior (17th Ed). Essex: Pearson.