Liderança e Gestão de Equipas

Conhecimentos de Base Recomendados

 

não se aplica

 

 

Métodos de Ensino

 Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazer uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e textos escritos;

3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Role-play, trabalhos em Grupo.

 

Resultados de Aprendizagem

 

 

a) Identificar as competências requeridas para liderar pessoas e grupos;
b) Desenvolver comportamentos de liderança adequados a diferentes contextos;
c) Desenvolver capacidades de gestão, articulando a gestão de recursos humanos com a gestão global da organização;
d) Desenvolver competências específicas para a criação de equipas alto desempenho.

 

 

Programa

1.    Liderança e motivação
1.1    Liderança e as abordagens da liderança
1.2    Motivação e satisfação no trabalho

2.    Competências Comunicacionais
2.1    Comunicação verbal e não verbal
2.2    Feedback
2.3    Influência e persuasão

3.    Gestão de equipas
3.1    Grupos vs. Equipas
3.2    Gestão de conflitos e negociação

4.    Equipas de alto desempenho
4.1    Inteligência Emocional
4.2    Gestão da Mudança
4.3    Coaching no desenvolvimento de equipas de alto desempenho

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Armstrong, M. (2009). Armstrong’s Handbook of Human Resource Management Practice. (11th edition). London and Philadelphia, Kogan Page.

Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., & Cardoso, C. (2019). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. (8ª ed.). Editora RH.

Goleman, D. (2012). Trabalhar com Inteligência Emocional. Temas e Debates.

Neves, J., Caetano, A. & Ferreira, J. (2020). Psicossociologia das Organizações – Fundamentos e Aplicações. Edições Sílabo.

Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2019). Organizational Behavior. (18th edition). Global Edition.