Liderança, Motivação e Gestão de Equipas

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se com esta unidade curricular que os estudantes desenvolvam conhecimentos e competências que lhes permitam trabalhar de forma mais eficaz em ambiente organizacional, no contexto de equipas, quer como líderes das mesmas ou como membros.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão:
– conhecer as principais teorias de liderança e motivação
– compreender as especificidades do trabalho em grupo
– ser capazes de ser membros ou líderes eficazes de equipas de trabalho
– ser capazes de analisar e compreender o funcionamento das equipas de trabalho.
– ser capazes de adequar o estilo de liderança às caraterísticas da equipa e dos seus membros.
– ser capazes de empregar atitudes e técnicas fundamentais para elevar o empenhamento e a felicidade.
– ser capazes de dar feedback eficaz aos membros da equipa
– ser capazes de reconhecer e implementar estratégias motivacionais ajustadas à equipa e aos seus membros.

Programa

1 – Constituição e Desenvolvimento de Equipas
2 – Liderança e Gestão de Equipas
3 – Felicidade, Comprometimento e Motivação da Equipa
4 – Avaliação da Equipa e Feedback
5 – Equipas de Elevado Desempenho

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Pina e Cunha, Miguel; Rego, Arménio; Campos e Cunha, Rita e Cabral-Cardoso, Carlos (2016) Manual eComportamento Organizacional e Gestão, RH Editora, 8ª edição.
Gabarro, J. J., ed. (1992) Managing People and Organizations. Boston, MA: Harvard Business School Press
Katzenbach, J. R., & Smith, D. K. (1993). The wisdom of teams: Creating the high-performance organization. Boston,Mass: Harvard Business School Press.
Linley, P. A., Harrington, S., & Garcea, N. (2010). Oxford handbook of positive psychology and work. NY: OxfordUniversity Press.