Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários conhecimentos linguísticos prévios.
Métodos de Ensino
Atividades teórico práticas que permitam consolidar e desenvolver os conteúdos estudados: expressão oral e escrita, compreensão oral e escrita, temas de redação escrita. Poderá incluir: exposição por parte do docente; observação e analise contrastado de exemplos práticos, procura de informação e apresentações por parte dos alunos, resolução de atividades pelos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver as mesmas competências, utilizando os conhecimentos de que já dispõem e em contextos adaptados ao seu nível linguístico;
Compreender, oralmente e por escrito, instruções e explicações relativas a contextos do dia a dia;
Conhecer vocabulário básico do dia a dia: atividades dos tempos libres, a casa, estados físicos e psicológicos, a família, etc.;
Pedir e dar informações:
Argumentar e justificar em contextos simples;
Descrever objectos, pessoas, atividades e falar de gostos pessoais;
Conhecer e reconhecer a pronuncia espanhola;
Conhecer vocabulário básico do âmbito profissional: faturas, guias, mobiliário e material de escritório;
Conhecer alguns falsos amidos por forma a evitar erros de compreensão e/ou produção;
Conhecer alguns aspetos da cultura espanhola que ajudem a compreender melhor determinados aspetos da língua que estão a estudar e que facilitem a sua aprendizagem.
Programa
Conteúdos gramaticais:
O abecedário;
O nome: género e número;
O adjetivo: género e número; adjetivos que perdem parte da palavra quando colocados em determinada posição com respeito ao nome;
Adverbios e locuções adverbiais de tempo, lugar, modo, etc;
Artigos determinados e indeterminados; contração de artigos e cacofonia;
Possesivos
Demonstrativos;
Indefinidos e outros quantificares (muy/mucho; bastante, poco,…)
Os numerais: cardinais e ordinais;
Presente de indicativo regular e irregular. Usos;
Formas não pessoais do verbo: infinitivo, gerundio e particípio passado;
Perífrases verbais:ir a + infinitivo, estar + gerundio, tener que + infinitivo, haber que + infinitivo, deber + infinitivo, poder + infinitivo.
Estar, ser e haber: relações e oposições;
Pronomes interrogativos e exclamativos; pronomes pessoais de sujeito, reflexivos e recíprocos;
Conjunção copulativa, adversativa e disjuntiva;
Preposições;
Conteúdos funcionais:
Informar sobre si próprio e sobre os outros: nome, origem, nacionalidade, profissão, etc;
Descrever pessoas, lugares e objectos;
Falar da profissão e da função que desempenham dentro de uma empresa;
Convenções e formulas sociais: cumprimentos, despedidas, chamar a atenção, pedir desculpas, apresentar-se e apresentar os outros (formal e informalmente), saber como reagir, etc;
Dar e pedir informações sobre a existência e localização de objectos, pessoas e lugares;
Expressar gostos e preferências;
Manifestar acordo, desacordo, dúvida o certeza numa resposta;
Expresar e perguntar as horas, momento em que tem lugar um acontecimento;
Expressar frequência;
Marcar um encontro, uma reunião: propor datas, dar alternativas, etc.;
Falar de ações frequentes e habituáis em presente;
Falar de projetos;
Expresar intenção e finalidade; causa, motivo, explicação e justificação; obrigação;
Chamadas telefónicas: atender a chamada em nome próprio e de terceiros, desculpar ausencia o falta de disponibilidade. Tomar nota de recados.
Conteúdo temático e léxico
Apresentações;
Cumprimentos;
Dados pessoais;
A roupa: códigos de vestuário no contexto profissional;
As cores;
Traços físicos e psicológicos (qualidades e defeitos);
O local de trabalho: móveis, material de escritório e outros objectos; a organização do local de trabalho;
Profissões do mundo empresarial;
A Agenda;
Dias da semana, meses e estações do ano;
As horas;
Rotinas,
Os tempos livres e as atividades de ócio;
Correspondência e chamadas telefónicas;
Gentilicios de nacionalidade;
A família
Conteúdo cultural
Ordem dos apelidos em Espanha e latino América;
Formas de tratamento: formalidade, informalidade, títulos;
Costumes e mitos;
Espanha e os países hispanofalantes.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alonso, G. et al (2019) Emprendedores. Curso de español para profesionales. A1-A2. Madrid: SGEL.
Alonso Raya, R. et al (2011) Gramática básica del estudiante de español (A1/B1). Madrid: Difusión
Castro, F. (2010) Uso De La Gramatica Espanola Elemental. Madrid: Edelsa.
Domínguez López, Josefina & Nueda Guzmán, Mª Sol (2007) Vocabulario de Español A1-B1. Madrid: enClave, ELE
González, M. et al. (2008) Socios 1 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión
Martínez, L. & Sabater, M.L (2008) Socios 2 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión
Palomino Mª. A (2015). Correo comercial. Técnicas y usos. Madrid: Edelsa.
Prada, M. & Mercé, P. (2017) Entorno laboral. Nivel A1/B1. Madrid: Edelsa.
Prost, G. & Noriega Fernández, A. (2006) Al día – Curso de español para los negocios. Madrid: SGEL.
Álvarez, M. et. al (2005): Vuela 1, 2, 3 y 4; Madrid: Anaya.
Real Academia Española. (2001). Diccionario de la lengua española (22.ª ed.). Consultado en http://www.rae.es/rae.html
Páginas web de interés:
Profedeele. es https://www.profedeele.es
Diccionario en línea Pons (bilingue) https://es.pons.com/traducción
Duolingo https://es.duolingo.com
www.wordreference.com