Língua Espanhola I

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são necessários conhecimentos linguísticos prévios.

Métodos de Ensino

Atividades teórico práticas que permitam consolidar e desenvolver os conteúdos estudados: expressão oral e escrita, compreensão oral e escrita, temas de redação escrita. Poderá incluir: exposição por parte do docente; observação e analise contrastado de exemplos práticos, procura de informação e apresentações por parte dos alunos, resolução de atividades pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver as mesmas competências, utilizando os conhecimentos de que já dispõem e em contextos adaptados ao seu nível linguístico;

Compreender, oralmente e por escrito, instruções e explicações relativas a contextos do dia a dia;

Conhecer vocabulário básico do dia a dia: atividades dos tempos libres, a casa, estados físicos e psicológicos, a família, etc.;

Pedir e dar informações:

Argumentar e justificar em contextos simples;

Descrever objectos, pessoas, atividades e falar de gostos pessoais; 

Conhecer e reconhecer a pronuncia espanhola;

Conhecer vocabulário básico do âmbito profissional: faturas, guias, mobiliário e material de escritório;

Conhecer alguns falsos amidos por forma a evitar erros de compreensão e/ou produção;

Conhecer alguns aspetos da cultura espanhola que ajudem a compreender melhor determinados aspetos da língua que estão a estudar e que facilitem a sua aprendizagem.

Programa

Conteúdos gramaticais:

O abecedário;

O nome: género e número;

O adjetivo: género e número; adjetivos que perdem parte da palavra quando colocados em determinada posição com respeito ao nome;

Adverbios e locuções adverbiais de tempo, lugar, modo, etc;

Artigos determinados e indeterminados; contração de artigos e cacofonia;

Possesivos

Demonstrativos;

Indefinidos e outros quantificares (muy/mucho; bastante, poco,…)

Os numerais: cardinais e ordinais;

Presente de indicativo regular e irregular. Usos;

Formas não pessoais do verbo: infinitivo, gerundio e particípio passado;

Perífrases verbais:ir a + infinitivo, estar + gerundio, tener que + infinitivo, haber que + infinitivo, deber + infinitivo, poder + infinitivo.

Estar, ser e haber: relações e oposições;

Pronomes interrogativos e exclamativos; pronomes pessoais de sujeito, reflexivos e recíprocos;

Conjunção copulativa, adversativa e disjuntiva;

Preposições;

Conteúdos funcionais:

Informar sobre si próprio e sobre os outros: nome, origem, nacionalidade, profissão, etc;

Descrever pessoas, lugares e objectos;

Falar da profissão e da função que desempenham dentro de uma empresa;

Convenções e formulas sociais: cumprimentos, despedidas, chamar a atenção, pedir desculpas, apresentar-se e apresentar os outros (formal e informalmente), saber como reagir, etc;

Dar e pedir informações sobre a existência e localização de objectos, pessoas e lugares;

Expressar gostos e preferências; 

Manifestar acordo, desacordo, dúvida o certeza numa resposta;

Expresar e perguntar as horas, momento em que tem lugar um acontecimento;

Expressar frequência;

Marcar um encontro, uma reunião: propor datas, dar alternativas, etc.;

Falar de ações frequentes e habituáis em presente;

Falar de projetos;

Expresar intenção e finalidade; causa, motivo, explicação e justificação; obrigação;

Chamadas telefónicas: atender a chamada em nome próprio e de terceiros, desculpar ausencia o falta de disponibilidade. Tomar nota de recados.

Conteúdo temático e léxico

Apresentações;

Cumprimentos;

Dados pessoais;

A roupa: códigos de vestuário no contexto profissional;

As cores;

Traços físicos e psicológicos (qualidades e defeitos);

O local de trabalho: móveis, material de escritório e outros objectos; a organização do local de trabalho;

Profissões do mundo empresarial;

A Agenda;

Dias da semana, meses e estações do ano;

As horas;

Rotinas,

Os tempos livres e as atividades de ócio;

Correspondência e chamadas telefónicas;

Gentilicios de nacionalidade;

A família

Conteúdo cultural

Ordem dos apelidos em Espanha e latino América;

Formas de tratamento: formalidade, informalidade, títulos;

Costumes e mitos;

Espanha e os países hispanofalantes. 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alonso, G. et al (2019) Emprendedores. Curso de español para profesionales. A1-A2. Madrid: SGEL.

Alonso Raya, R. et al (2011) Gramática básica del estudiante de español (A1/B1). Madrid: Difusión

Castro, F. (2010) Uso De La Gramatica Espanola Elemental. Madrid: Edelsa.

Domínguez López, Josefina & Nueda Guzmán, Mª Sol (2007) Vocabulario de Español A1-B1. Madrid: enClave, ELE

González, M. et al. (2008) Socios 1 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión

Martínez, L. & Sabater, M.L (2008) Socios 2 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión

Palomino Mª. A (2015). Correo comercial. Técnicas y usos. Madrid: Edelsa.

Prada, M. & Mercé, P. (2017) Entorno laboral. Nivel A1/B1. Madrid: Edelsa.

Prost, G. & Noriega Fernández, A. (2006) Al día – Curso de español para los negocios. Madrid: SGEL.

Álvarez, M. et. al (2005): Vuela 1, 2, 3 y 4; Madrid: Anaya.

Real Academia Española. (2001). Diccionario de la lengua española (22.ª ed.). Consultado en http://www.rae.es/rae.html 

 

Páginas web de interés:

Profedeele. es  https://www.profedeele.es

Diccionario en línea Pons (bilingue) https://es.pons.com/traducción

Duolingo https://es.duolingo.com

www.wordreference.com