Língua Espanhola II

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se ter nível previo de conocimientos.

Métodos de Ensino

Atividades teórico-práticas que permitam consolidar e desenvolver os conhecimentos: expressão oral e escrita, compreensão oral e escrita, temas de redação. Poderá incluir: exposição por parte do professor; observação e análise contrastado de exemplos práticos , procura de informação e apresentações por parte dos alunos, resolução de tarefas por parte dos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir competências básicas para a comunicação oral e escrita na língua objeto de estudo.
Desenvolver essas competências, utilizando os conhecimentos de que dispõem e em contextos adaptados ao seu nível linguístico.
Compreender, oralmente y por escrito, instruções e explicações relativas a contexto do quotidiano.
Utilizar registros básicos na comunicação oral distinguindo contextos formais e informais.
Pedir e dar informação.
Argumentar e justificar em contextos simples.
Conhecer vocabulario básico da vida quotidiana.
Conhecer vocabulario básico da vida laboral: facturas, albaranes, mobiliario y consumibles, etc.
Conhecer alguns aspetos da cultura espanhola que ajudem a compreender melhor outros aspectos da língua que estão a estudar e que facilitem a sua aprendizagem: pessoas, atividades e gostos pessoais em espanhol.

Programa

Conteúdo gramatical:

Pronomes de objeto direto e indireto.

Usos e morfología regular e irregular dos seguintes tempos de indicativo: Pretérito indefinido, Pretérito imperfecto, Pretérito pluscuamperfecto e Futuro imperfecto

Regras de acentuação.
Pontuação
Preposições: por, para, según, etc.
Perífrasis verbais: continuar / seguir + gerundio; deber de + infinitivo; dejar de + infinitivo, etc.

Conteúdo temático e lexical:
O futuro.
Contos e histórias do passado.

Biografías e histórias empresariais.
Viagens: meios de transporte e tipos de acomodação.
Correspondência, notas e mensagens.
Abreviaturas de tratamento.
Fórmulas de tratamento.
Faturas, recibos e guias.
Referentes temporais e espaciais.
Falsos amigos.
A procura de emprego: currículum vitae, cartas de apresentação e entrevistas de trabalho.

Eventos de empresa: programa (actividades, conferencias, etc.), acomodação, transporte, organização.

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alonso, G. et al (2019) Emprendedores. Curso de español para profesionales. A1-A2. Madrid: SGEL.

Alonso Raya, R. et al (2011) Gramática básica del estudiante de español (A1/B1). Madrid: Difusión

Castro, F. (2010) Uso De La Gramatica Espanola Elemental. Madrid: Edelsa.

Domínguez López, Josefina & Nueda Guzmán, Mª Sol (2007) Vocabulario de Español A1-B1. Madrid: enClave, ELE

González, M. et al. (2008) Socios 1 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión

Martínez, L. & Sabater, M.L (2008) Socios 2 – curso de español orientado al mundo del trabajo. Madrid: Difusión

Palomino Mª. A (2015). Correo comercial. Técnicas y usos. Madrid: Edelsa.

Prada, M. & Mercé, P. (2017) Entorno laboral. Nivel A1/B1. Madrid: Edelsa.

Prost, G. & Noriega Fernández, A. (2006) Al día – Curso de español para los negocios. Madrid: SGEL.

Álvarez, M. et. al (2005): Vuela 1, 2, 3 y 4; Madrid: Anaya.

Real Academia Española. (2001). Diccionario de la lengua española (22.ª ed.). Consultado en http://www.rae.es/rae.html 

 

Páginas web de interés:

Profedeele. es  https://www.profedeele.es

Diccionario en línea Pons (bilingue) https://es.pons.com/traducción

Duolingo https://es.duolingo.com

www.wordreference.com

www.wordreference.com