Língua Gestual Portuguesa 3

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão teórico-práticas, com uma abordagem de carácter teórico apenas como forma de apresentação, incidindo, principalmente na componente prática à base de exercícios em grupo e individual.

A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que a unidade curricular poderá ser avaliada de forma contínua ou por exame final.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão possuir competência comunicativa na compreensão e enunciação da Língua Gestual Portuguesa a um nível médio; compreender e valorizar a História e a cultura surda.
Espera-se que os alunos, ao finalizarem esta unidade curricular, sejam capazes de entender o seu próprio corpo na vertente expressiva e que possuam competências linguísticas gestuais básicas, ao nível da classificação B2 do Quadro Europeu comum de Referência para as línguas bem como conhecimentos estruturais da LGP, das particularidades culturais, linguísticas e históricas da Comunidade Surda portuguesa.

Programa

Os conteúdos desta unidade curricular centrar-se-ão em:

Países e cidades do mundo;

Desporto;

Datas comemorativas da Comunidade Surda;

Profissões ligadas à Comunidade Surda;

Caracterização física e psicológica de pessoas;

Poesia;

Humor e histórias: a cultura surda;

Associativismo Surdo a nível nacional e internacional;

Organizações não governamentais;

Saúde e corpo humano;

Sistemas de ensino em Portugal;

Serviços públicos e privados.

Conteúdos gramaticais:

– A negativa e a interrogativa;

– Ordenação sintática e predominância nas frases simples e complexas;

– Verbos direcionais;

– Diferenças entre os vários tipos de discurso.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame prático-teórico tendo por base os conteúdos programáticos lecionados ao longo do semestre - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Realização de trabalhos e participação - 10.0%
  • - Trabalho autónomo: Construção de vídeo em Língua Gestual Portuguesa, em grupos, sobre as temáticas dadas ao longo do semestre e apresentação poética do 15 de novembro - 30.0%
  • - 1 frequência por docente, com percentagem a atribuir de acordo com carga horária - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BISPO, Mª. Teresa, Couto, André, Clara, Mª. Céu, Clara, Luís, O Gesto e a Palavra I, Lisboa, Ed. Caminho, 2006

CARVALHO, Paulo Vaz, Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2007

FERREIRA, A., Gestuário da Língua Gestual Portuguesa, Secretariado Nacional para aReabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, 2005

LABORIT, Emmanuelle, O Grito da Gaivota, Lisboa, Ed. Caminho, 2000.

LANE, Harlen, A Máscara da Benevolência, Lisboa, Ed. Instituto Piaget, 1997.

LAPALU, Yves, Léo, O Puto Surdo, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2006.

MORGADO, Marta, Mamadu, o herói surdo, Lisboa, Ed. Surd’Universo, 2007.

MORGADO, Marta, Sou Asas, Lisboa, Surd’Universo, 2010.

RENARD, L., Y. Lapalu , Surdos, 100 Piadas!, Surd’Universo, Lisboa, 2009

SignWriting: http://www.signwriting.org