Língua Inglesa e Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de Inglês ao nível de desempenho linguístico correspondente ao final do ensino secundário.

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da UC e a aquisição das competências básicas previstas, o processo de ensino-aprendizagem contempla a realização de exercícios e atividades que permitam: — Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos das áreas técnico-científicas de referência: – Desenvolver a capacidade oral e escrita em contexto técnico-científico; – Praticar a oralidade em contextos que pressupõem a gestão do tempo, do espaço e da situação de comunicação. – Enriquecer o léxico de terminologias específicas.

Resultados de Aprendizagem

Reconhece as especificidades do discurso técnico-científico em língua portuguesa e inglesa; identifica e utiliza, de forma criativa, a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico na produção de textos escritos; identifica e utiliza os recursos gramaticais adequados; expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber; recolhe, trata, utiliza e produz informação nas duas línguas de trabalho.

Programa

1) Revisão de vocabulário geral e das principais estruturas gramaticais da Língua Inglesa.

– Exercícios e atividades que permitam desenvolver a capacidade de leitura, compreensão e redação de textos.

2) Pesquisa bibliográfica sobre temas específicos.

– Redação de textos de diversos níveis de dificuldade.

3) O conceito de Inglês para Fins Específicos: a língua ao serviço da disciplina que veicula.

– O discurso científico-técnico: especificidades e aplicação.

– Exercícios de revisão das estruturas linguísticas e gramaticais da Língua Inglesa.

– Redação de definições e pequenos textos.

4. Práticas de comunicação em contexto académico.

– Noções gerais para apresentações orais.

– Elaboração de bibliografia impressa e eletrónica segundo a norma portuguesa e a norma da APA. 

– Estrutura do Relatório técnico-científico: partes essenciais e partes facultativas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
  • - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
Exame
  • - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
  • - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

NP 405-1.1994, Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos impressos. Instituto Português da Qualidade (IPQ).

 

Answers.com – Online Dictionary, Encyclopedia and much more. Disponível em WWW: URL:http://www.answers.com.

 

MURPHY, Raymond – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

 

NP 405-3.2000, Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos não publicados. IPQ.

 

NP405.4.2002, Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos eletrónicos. Instituto Português da Qualidade (IPQ).

 

SINCLAIR, J. M. – Collins English Dictionary. Millennium Edition. Glasgow: Harper Collins, 1998.

 

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Metodologia da investigação, redação e apresentação de trabalhos científicos. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998. ISBN 972 26 15.

 

Textos de Apoio coligidos pela docente.