Conhecimentos de Base Recomendados
Língua portuguesa – nível C2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
Língua inglesa – nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da UC e a aquisição das competências básicas previstas, o processo de ensino-aprendizagem contempla a realização de exercícios e atividades que permitam: — Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos das áreas técnico-científicas de referência: – Desenvolver a capacidade oral e escrita em contexto técnico-científico; – Praticar a oralidade em contextos que pressupõem a gestão do tempo, do espaço e da situação de comunicação. – Enriquecer o léxico de terminologias específicas.
Resultados de Aprendizagem
Reconhece as especificidades do discurso técnico-científico em língua portuguesa e inglesa; identifica e utiliza, de forma criativa, a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico na produção de textos escritos; identifica e utiliza os recursos gramaticais adequados; expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber; recolhe, trata, utiliza e produz informação nas duas línguas de trabalho.
Programa
Para a concretização dos objetivos da UC e a aquisição das competências previstas, o processo de ensino-aprendizagem contempla a realização de exercícios e atividades, individualmente ou em grupo, que permitam: desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos nas áreas técnico-científicas de referência; desenvolver a capacidade escrita e oral em contextos especializados; enriquecer o léxico de terminologias específicas; rever e consolidar estruturas linguísticas das línguas envolvidas; fomentar a capacidade crítica através de práticas de autoavaliação; praticar a oralidade em contextos que pressupõem a gestão do tempo, do espaço e da situação de comunicação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
- - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
- - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
- - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Answers.com – Online Dictionary, Encyclopedia and much more. Disponível em WWW: URL:http://www.answers.com.
MURPHY, Raymond – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
NORMA APA 7ª ed.
SINCLAIR, J. M. – Collins English Dictionary. Millennium Edition. Glasgow: Harper Collins, 1998.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Metodologia da investigação, redação e apresentação de trabalhos científicos. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998. ISBN 972 26 15.
STEMPLESKI, Susan – Earth Watch. New Jersey: Prentice Hall, 1995.
Textos e recursos organizados pela docente