Língua Inglesa e Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridos no Ensino Secundário.

 

Knowledge acquired in Secondary Education.

 

 

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas.

Trabalhos práticos orais e escritos, realizados individualmente e/ou em grupos.

 

 

Theoretical-practical classes.

Practical oral and written assignments carried out individually and/or in groups.

 

Resultados de Aprendizagem

Reconhece as especificidades do discurso técnico-científico em língua portuguesa e inglesa; identifica e utiliza a terminologia própria do discurso científico-técnico na produção de textos escritos; identifica e utiliza os recursos gramaticais adequados; expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber; recolhe, trata, utiliza e produz informação nas duas línguas de trabalho.

 

The students recognize the specificities of the technical-scientific speech in Portuguese and English; identify and use the proper terminology of the technical-scientific speech in the production of written texts; identify and use the adequate grammatical resources; present and explain orally topics and issues of their filed of knowledge, collect, process, use and produce information in both languagues.

Programa

1.Técnicas  de comunicação para apresentações orais.

2. Noções sobre a elaboração de suportes visuais.

 3. Leitura e descodificação de textos.

 4. Revisão de vocabulário geral e estruturas verbais em Língua Inglesa.

 5.Produção de  textos segundo a situação de comunicação.

 6. Abordagem de estruturação e elaboração de  relatórios científicos.

 7. Elaboração de bibliografias.

8. Elaboração de citações.

 9. Pesquisa bibliográfica sobre temas da área de estudo para apresentação oral.

 

1.Communication techniques for oral presentations.

2. Notions on the elaboration of  visual supports.

 3. Reading and  text decoding.

 4. Review of general vocabulary and verbal structures in English.

 5.Production of texts according to the communication situation.

 6. Approach to structuring and preparing scientific reports.

 7. Preparation of bibliographies.

8. Elaboration of citations.

 9. Bibliographical research on topics in the study area for oral presentation.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
  • - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
Exame
  • - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
  • - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

APA (2019). Manual of the American Psychological Association. 7th edition.USA: American Psychological Association.

COLLINSDICTIONARY (2017) – Disponível em: https://collinsdictionary.com
COLLINS DICTIONARIES (2011) – Collins English dictionary. 11th edition. Glasgow: Harper Collins.ISBN 978-00-
743786-3.
ESTRELA, E; SOARES, MA; LEITÃO, M.J. (2007) – Saber escrever uma tese e outros textos. 5ªed. Lisboa: Dom
Quixote. ISBN 978-972-20-3173-8.
ISO 690 (2010) – Information and documentation: guidelines for bibliographic references and citations to
information resources.
ISO 7144 (2019) – Documentation : présentation des thèses et documents assimilés.
MURPHY, Raymond (2004) – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press.
NP 405-1 (1994) – Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos impressos. Instituto
Português da Qualidade (IPQ).
NP 405-3 (2000) – Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos não publicados.
Instituto Português da Qualidade (IPQ).
NP 405-4 (2002) – Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos eletrónicos.
Instituto Português da Qualidade (IPQ).
OXFORD LEARNER’S DICTIONARY (2017) – Disponível em http://www.oxfordlearnersdictionaries.com
VINCI, M. (2008) – Elementary Language practice.UK:. Macmillan.