Língua Inglesa e Comunicação

Conhecimentos de Base Recomendados

Nível A2/B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da UC e a aquisição das competências básicas previstas, o processo de ensino-aprendizagem contempla a realização de  aulas teórico-práticas que permitam:

-Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos das áreas técnico-científicas de referência.

– Desenvolver a capacidade oral e escrita em contexto técnico-científico;

– Praticar a oralidade em contextos que pressupõem a gestão do tempo, do espaço e da situação de comunicação.

– Enriquecer o léxico de terminologias específicas.

Resultados de Aprendizagem

Reconhece as especificidades do discurso técnico-científico em língua portuguesa e inglesa; identifica e utiliza  a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico na produção de textos escritos; identifica e utiliza os recursos gramaticais adequados; expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber; recolhe, trata, utiliza e produz informação nas duas línguas de trabalho.

Programa

1 – Enriquecimento do léxico de terminologias específicas da área em língua inglesa:

– Características discursivas e padrões linguísticos presentes nestes tipos de textos: descrições, definições, classificações, comparações, instruções, etc. ;

– Abordagem das regras e convenções da escrita académica para essas operações;

2 – Produção oral e escrita em língua inglesa e língua portuguesa no contexto especializado das Florestas  e Conservação;

– Elaboração de trabalhos com recurso a técnicas de comunicação variadas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
  • - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
Avaliação contínua
  • - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
  • - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

APA (2019). Manual of the American Psychological Association. 7th edition.USA: American Psychological Association.

COLLINS DICTIONARY (2017) – Disponível em: https://collinsdictionary.com.

COLLINS DICTIONARIES (2011) – Collins English dictionary. 11th edition. Glasgow: Harper Collins.ISBN 978-00-
743786-3.

ESTRELA, E; SOARES, M.A.; LEITÃO, M.J. (2007) – Saber escrever uma tese e outros textos. 5ªed. Lisboa: Dom
Quixote. ISBN 978-972-20-3173-8.KLOC, E. (2013 )-  English in forestry. Varsóvia: Centrum Informacyjine Panstwowych. ISBN978-83-61633-92-1.

MURPHY, Raymond (2012) – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press..ISBN 978-0-521-18906-4.
OXFORD LEARNER’S DICTIONARY (2017) – Disponível em http://www.oxfordlearnersdictionaries.com.

RODRIGUES, L.C.S.(2018) – Escrita académica: sintetizar e parafrasear a partir de várias fontes. Coimbra: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior/IPC.ISBN 978-989-99463-8-5.

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Metodologia da investigação, redação e apresentação de trabalhos científicos. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998. ISBN 972 26 15.

SWALES, J.M., FEAK, C.B. (2011) – Academic writing for graduate students.  3rd.ed. USA: University of Michigan. ISBN 978-0-472-03475-8.

Material de apoio elaborado pela docente.