Conhecimentos de Base Recomendados
Nível A2/B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da UC e a aquisição das competências básicas previstas, o processo de ensino-aprendizagem contempla a realização de aulas teórico-práticas que permitam:
-Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos das áreas técnico-científicas de referência.
– Desenvolver a capacidade oral e escrita em contexto técnico-científico;
– Praticar a oralidade em contextos que pressupõem a gestão do tempo, do espaço e da situação de comunicação.
– Enriquecer o léxico de terminologias específicas.
Resultados de Aprendizagem
Reconhece as especificidades do discurso técnico-científico em língua portuguesa e inglesa; identifica e utiliza a sintaxe e a retórica próprias do discurso científico-técnico na produção de textos escritos; identifica e utiliza os recursos gramaticais adequados; expõe e explica oralmente temas e problemáticas da sua área do saber; recolhe, trata, utiliza e produz informação nas duas línguas de trabalho.
Programa
1 – Enriquecimento do léxico de terminologias específicas da área em língua inglesa:
– Características discursivas e padrões linguísticos presentes nestes tipos de textos: descrições, definições, classificações, comparações, instruções, etc. ;
– Abordagem das regras e convenções da escrita académica para essas operações;
2 – Produção oral e escrita em língua inglesa e língua portuguesa no contexto especializado das Florestas e Conservação;
– Elaboração de trabalhos com recurso a técnicas de comunicação variadas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
- - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
- - Módulo 1 - Comunicação :1 teste + 1 apresentação oral - 30.0%
- - Módulo 2 - Inglês Técnico: teste(s) + 1 apresentação oral - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
APA (2019). Manual of the American Psychological Association. 7th edition.USA: American Psychological Association.
COLLINS DICTIONARY (2017) – Disponível em: https://collinsdictionary.com.
COLLINS DICTIONARIES (2011) – Collins English dictionary. 11th edition. Glasgow: Harper Collins.ISBN 978-00-
743786-3.
ESTRELA, E; SOARES, M.A.; LEITÃO, M.J. (2007) – Saber escrever uma tese e outros textos. 5ªed. Lisboa: Dom
Quixote. ISBN 978-972-20-3173-8.KLOC, E. (2013 )- English in forestry. Varsóvia: Centrum Informacyjine Panstwowych. ISBN978-83-61633-92-1.
MURPHY, Raymond (2012) – English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press..ISBN 978-0-521-18906-4.
OXFORD LEARNER’S DICTIONARY (2017) – Disponível em http://www.oxfordlearnersdictionaries.com.
RODRIGUES, L.C.S.(2018) – Escrita académica: sintetizar e parafrasear a partir de várias fontes. Coimbra: Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior/IPC.ISBN 978-989-99463-8-5.
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Metodologia da investigação, redação e apresentação de trabalhos científicos. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998. ISBN 972 26 15.
SWALES, J.M., FEAK, C.B. (2011) – Academic writing for graduate students. 3rd.ed. USA: University of Michigan. ISBN 978-0-472-03475-8.
Material de apoio elaborado pela docente.