Conhecimentos de Base Recomendados
Marketing e gestão
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta:. No desenvolvimento da componente teórica com recurso ao método expositivo, complementada com componente prática recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos e exemplos práticos.
Resultados de Aprendizagem
A distribuição de produtos alimentares, é um dos fatores que constitui as vantagens competitivas de um sector. A internacionalização da economia exige por isso que se tenha um cuidado acrescido não só na produção, mas também no serviço que se presta ao consumidor. Esta disciplina foi projetada com o principal objetivo de fornecer o conhecimento necessário a uma boa Gestão estratégica da Cadeia de Distribuição no Sistema Agro-Alimentar. De uma forma sistémica será explorada os principais conceitos associados as cadeias de distribuição, comércio e logística até à forma de gerir o valor da informação na cadeia e como suportar a tomada de decisão ao longo do sistema logístico de qualquer organização. o aluno deverá conhecer os conceitos básicos dos canais de distribuição, os conceitos básicos da logística e os seus atributos, as técnicas básicas do merchandising e a sua relação com a produção e compreende o comportamento do consumidor na loja
Programa
Definição e funções da indústria da distribuição alimentar. Tipologia dos canais de distribuição e das fórmulas de venda. Influência da atuação estratégica na estrutura dos canais. Evolução das fórmulas de venda. Conceito de logística. Logística como área funcional. Integração das atividades logísticas. A Logística, o marketing relacional e outras áreas funcionais. Movimentos colaborativos: QR/CR; ECR e CPFR. Logística e e-fulfilment. Impactos financeiros da logística. Comercio retalhista e o marketing -mix. Mercado espacial da loja de retalho O potencial económico da zona comercial da loja. A loja e comportamento do comprador. A política de merchandising
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste Prático - 50.0%
- - Teste Prático - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FILSER, M. (1986), Canaux de distribution: description, analyse, gestion, 1.ª Ed.. Paris, Vuibert gestion, 1986
INZA, A. (2006), Manual básico de logistica integral. Diaz dos Santos, 2006.
RITSON, C., ALBISU, L.M. (1997), Agro-food marketing. D. I. Cambridge, CAB International e CIHEAM, 1997
CARVALHO, J. et al. Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, Edições Silabo, 2010, p. 724
CARVALHO, J. DIAS, E. (2004), Estratégias Logísticas: Como servir o cliente a baixo custo. Lisboa: Edições SÍLABO, 2004
ROUSSEAU, J (2008), Manual de Distribuição, Principia, 2008
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CARVALHO, J. (2004),. Logística, Ed Sílabo, 2004
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Parker, J. (2023) Logistics’ Impact on Global Agri-Food Supply Chains and Food Safety Implications, Akshar Publishers & Distributors,ISBN: 9781805281269