Conhecimentos de Base Recomendados
Os conhecimentos de base são transversais, designadamente das ciências fundamentais e de algumas áreas da especialidade do curso, de forma a permitir uma visão abrangente dos alunos para compreensão e aplicação do largo espectro da Manutenção Industrial e da Gestão e Controlo da Qualidade.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino é baseada nas seguintes vertentes:
– Exposição dos Assuntos pelo docente;
-Visitas de Estudo;
-Palestras por Profissionais oriundos da indústria;
– Discussão e análise de exercícios e casos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos e competências que o aluno deverá desenvolver nesta Unidade Curricular são os seguintes:
Programa
Conceito de Manutenção e conceitos associados. A interdisciplinaridade da manutenção. A organização da manutenção.
2.Organização do Parque de Activos Físicos
Definição da estrutura dos Activos Físicos (Instalações e Equipamentos). Codificação dos Activos Físicos.
3.Tipos de Actividades de Manutenção
Manutenção Planeada. Manutenção Não-Planeada. Manutenção de Melhoria. Outros Tipos de Actividades.
4.Planeamento da Manutenção
Tipos de manutenção planeada. Os Cinco Níveis de Planeamento. Algoritmos de planeamento.
5.Recursos da Manutenção
Recursos: Humanos; Materiais; Ferramentas.
6.Fiabilidade
Conceitos básicos sobre fiabilidade. Sistemas série e paralelo. Análise FME(C)A.
Importância dos sistemas de informação na manutenção. Estrutura e funcionamento de um sistema de informação.
Custos Directos e Indirectos. Optimização dos Custos. Custo de Posse de um Activo Físico. Custo do Ciclo de Vida de um Activo Físico.
Elaboração de indicadores técnicos, económicos e organizacionais.
NP 4492; NP 4483; NP EN 13269; NP EN 13306; NP EN 13460; NP EN 15341; CEN/TR 15628.
11.Modelos de Organização e Gestão da Manutenção
Toyota Production System (TPS); Just In Time; Jidoka (Poka Yoke, Andon). 5S. TPM (Total Productive Maintenance). Manutenção Lean; Os sete Mudas. Ciclo PDCA. 6 Sigma. Método A3. Matriz GUT. Diagrama de Ishikawa. Brainstorming. Análise SWOT.
12. Qualidade – Enquadramento
Conceito de qualidade. Evolução do conceito de qualidade. A “Função Qualidade” na organização. Gestão da Qualidade versus Controlo da Qualidade.
13. Normalização da “Gestão da Qualidade”.
Os oito princípios de gestão da qualidade. As normas de gestão da qualidade da série ISO 9000. O processo de certificação. Análise dos requisitos da norma ISO 9001.
14. Metrologia e controlo de DMM.
Padrões. Calibração. Ensaio e certificação. DMM (Dispositivos de Monitorização e Medição). Avaliação e medição da qualidade dos serviços.
Introdução ao SPC (Statistical Process Control). Fluxogramas. Diagrama de Pareto. Histogramas. Amostragem. Diagrama de dispersão. Cartas de Controlo: Para variáveis discretas (carta pn); Para variáveis contínuas (carta das médias e amplitudes).
16. Auditorias
Auditorias de 1º, 2º e 3º partes. Planeamento. Preparação e realização de auditorias. Relatório resposta da auditoria. Plano de melhorias a adoptar. Revisão e monitorização da melhoria.
17. Indicadores técnicos e financeiros da Qualidade
Apuramento de dados e contabilização de custos e benefícios. Custos da não-qualidade. Tableau de Bord. BSC (Balanced Scorecard). KPI – Key Performance Indicators. Outros indicadores técnicos e financeiros.
18. Novas vertentes na gestão da Qualidade
Metodologias Taguchi e Kaizen. Integração de sistemas de gestão da Qualidade. Segurança e Ambiente. Nova integração de sistemas: Qualidade, Energia e Manutenção.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia