Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
A Unidade Curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, de frequência facultativa, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos oriundos da aplicação do marketing na vida empresarial. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos e serão incentivados os alunos a realizar pequenos trabalhos de investigação / consolidação de conhecimentos durante as aulas.
Resultados de Aprendizagem
a) Objetivos
Esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos o domínio dos conceitos e da filosofia de marketing enquanto importante ferramenta de gestão. Pretende-se, também, que os alunos beneficiem de um panorama abrangente em que se dedique especial atenção à estratégia de marketing e às políticas de marketing.
Como objetivo final, esta disciplina procura dotar os alunos da preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.
b) Competências a adquirir:
Esta unidade curricular oferece aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas aptidões no mercado de trabalho, no qual deverão adotar uma atitude ativa dirigida para o cliente e para o mercado.
Programa
Capítulo I – O marketing e a criação de valor
1.1 – Conceitos fundamentais de Marketing
1.2 – Evolução do papel do marketing
1.3 – Filosofia e atitude de Marketing
Capítulo II – Estudo do mercado
2.1 – Análise do Ambiente de Marketing
2.2 – Análise do mercado e dos seus intervenientes
2.3 – Comportamento do Consumidor
2.4 – Estudos de mercado
Capítulo III – Segmentação e Posicionamento
3.1 – Segmentação de mercado
3.2 – Escolha do mercado-alvo
3.3 – Posicionamento de mercado
Capítulo IV – Políticas de Marketing
4.1 – Introdução ao marketing-mix
4.2 – Política de Produto
4.3 – Política de Preço
4.4 – Política de Distribuição
4.5 – Política de Comunicação
Capítulo V – Ética e responsabilidade social no marketing
5.1 – Ética no marketing
5.2 – Responsabilidade social no marketing
Capítulo VI – Cenários de desenvolvimento do marketing
6.1 – Novas tendências no marketing
Capítulo VII – O Plano de Marketing
7.1 – Componentes do Plano de Marketing
7.2 – O Marketing Estratégico e Operacional
7.3 – O Orçamento de Marketing
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Fundamental (Fundamental Bibliography):
- Kotler, Philip; Armstrong, Gary (2021), Principles of Marketing, 18th Global Edition, Pearson Education Limited. ISBN 13: 978-1-292-34113-2
- (Kotler, Philip; Armstrong, Gary (2015), Princípios de Marketing, 15ª Edição Pearson. ISBN 9788543004471 [mais antigo, em Português do Brasil])
- Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio, P. e Rodrigues, JV (2018), Mercator: Teoria e Prática do Marketing – 25 Anos, 17ª Edição, Publicações D. Quixote. ISBN 13: 978-972-20-6591-7
Bibliografia Complementar (Complementary Bibliography):
- Kotler, Philip (2014), Marketing para o Século XXI: Como Conquistar e Dominar Mercados, Editorial Presença. ISBN: 9788522015757
- Kotler, Philip; Armstrong, Gary (2020), Marketing: An Introduction, 14th Global Edition, Prentice-Hall Europe. ISBN: 978-0135887158
- Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2021), Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade, Actual Editora. ISBN: 9789896946005
- Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2017), Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, Actual Editora. ISBN: 9789896942083
- Kotler, Philip, Keller, Kevin Lane; Chernev, Alexander (2022), Marketing Management, 16th Edition, Pearson Education Limited. ISBN: 9781292404813
- Lambin, Jean-Jacques (2000), Marketing Estratégico, Portugal, 4-ª Edição, McGraw-Hill. ISBN 972-773-040-X