Métodos de Ensino
A Unidade Curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas (método expositivo) serão
sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos, questões e temas exemplificativos da vida real oriundos da
aplicação do marketing pelas diversas organizações. Desta forma, as metodologias de ensino e aprendizagem expositivas-participativas
fomentarão a relação docente e alunos, estimulando estes últimos a participarem na discussão e identificação de exemplos ilustrativos dos
conteúdos teóricos (método participativo). Adicionalmente, para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais
diversos e serão incentivados os alunos, individualmente ou em grupo, a realizar pequenos trabalhos de investigação / consolidação de
conhecimentos durante as aulas e/ou fora destas, como é o caso da elaboração de um plano de marketing (método ativo).
Através do método expositivo-participativo dos conteúdos programáticos será possível desenvolver nos alunos as seguintes competências:
C1. Compreender, relacionar e aplicar os princípios fundamentais do marketing e o seu âmbito de atuação
C2. Conhecer, em traços gerais, a evolução e história do marketing;
C3. Identificar as diferentes funções do marketing;
C4. Descrever e analisar os elementos, as tendências e mudanças do meio envolvente e como é que a organização se pode preparar e/ou
adaptar a essas mutações, elaborando uma análise SWOT
C5. Conhecer as componentes de um sistema de informação de marketing
C6. Descrever comportamento de compra do mercado consumidor com base na análise do processo de tomada de decisão racional do
consumidor e da identificação de novas características do consumidor para especificar as estratégias para manter relacionamentos de
sucesso com os consumidores
C7. Caraterizar os mecanismos e métodos para recolha e análise de dados relevantes para a gestão de atividades de marketing, com
destaque para o sistema de pesquisa de mercados
C8. Capacidade de, com base nos conceitos de Segmentação, Targeting e Posicionamento, identificar as principais bases de
segmentação de um mercado, quais os segmentos de mercado mais atrativos, e consequente escolha de uma correta estratégia para a
sua cobertura e qual a o posicionamento a adotar em cada um destes segmentos
C9. Identificar e caraterizar as particularidades das variáveis/políticas de ação de marketing (marketing-mix: produto, preço, distribuição e
comunicação), ilustrando as suas inter-relações, e percebendo a sua complementaridade com o processo geral de segmentação, com
vista a identificar e definir programas operacionais de marketing e avaliar o impacto destes
C10. Compreender o impacto da atuação responsável socialmente das organizações e o impacto do comportamento ético de
consumidores e empresas
C11. Capacidade de identificar e analisar as tendências emergentes do marketing
C12. Capacidade de definir e estruturar um plano de marketing
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Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular proporciona aos alunos o domínio dos conceitos e da filosofia de marketing enquanto importante ferramenta de
gestão. A adoção de metodologias de ensino expositivas-participativas e ativas permitirão alcançar os seguintes objetivos de
aprendizagem/competências
O1. Descrever os conceitos fundamentais de marketing, a evolução da noção de marketing, suas práticas e funções e como estas
contribuem para o sucesso das organizações
O2. Analisar o mercado (SWOT) e compreender o contributo desta análise para a elaboração de uma estratégia de marketing
O3. Identificar os componentes de um sistema de informação de marketing, técnicas de recolha e tratamento de indicadores de mercado e
o processo de tomada de decisão de compra
O4. Aplicar a abordagem STP
O5. Definir e implementar o composto de marketing
O6. Compreender o impacto da Ética e Responsabilidade Social no Marketing
O7. Analisar as constantes evoluções no mercado
O8. Estabelecer um plano integrado de market
Programa
Cap. I – O marketing e a criação de valor
1.1 Conceitos fundamentais de Marketing
1.2 Evolução do papel do Marketing
1.3 Filosofia e atitude de Marketing
Cap. II – Estudo do mercado
2.1 Análise do Ambiente de Marketing
2.2 Análise do mercado e dos seus intervenientes
2.3 Comportamento do Consumidor
2.4 Estudos de mercado
Cap. III – Abordagem Segmentação, Targeting e Posicionamento (STP)
3.1 Segmentação de mercado
3.2 Escolha do mercado-alvo
3.3 Posicionamento de mercado
Cap. IV – Políticas de Marketing
4.1 Introdução ao marketing-mix
4.2 Política de Produto
4.3 Política de Preço
4.4 Política de Distribuição
4.5 Política de Comunicação
Cap. V – Ética e responsabilidade social no marketing
5.1 Ética no marketing
5.2 Responsabilidade social no marketing
Cap. VI – Cenários de desenvolvimento do marketing: Novas tendências no marketing
Cap. VII – O Plano de Marketing
7.1 Componentes do Plano de Marketing
7.2 O Marketing Estratégico e Operacional
7.3 O orçamento de Marketing
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Avis, MC (2021), Marketing Digital Baseado em Dados: Métricas e Performance, Intersaberes
Nascimento, R (2021), Marketing na era dos dados: o fim do achismo, Editora Évora
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, JV (2021), Mercator – 25 Anos: o Marketing na Era Digital, 18ª Ed,
Publicações D. Quixote
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Kotler, P; Armstrong, G (2020), Marketing: An Introduction, 14th Global Edition, Prentice-Hall Europe
Kotler, P; Armstrong, G (2021), Principles of Marketing, 18th Global Edition, Pearson
Kotler, P; Kartajaya, H; Huan, H; Mussry, J (2023), Entrepreneurial Marketing. Wiley
Kotler, P; Kartajaya, H; Setiawan, I (2021), Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade, Actual Editora
Kotler, P; Kartajaya, H; Setiawan, I (2017), Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital, Actual Editora
Kotler, P, Keller, KL; Chernev, A (2022), Marketing Management, 16th E