Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e Estudo de Casos.
No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação por frequência, compreendendo: a) Provas escritas individuais e b) Trabalho de grupo; 2. Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Compreender a importância do marketing para as organizações actuais;
b) Entender o ciclo de gestão do relacionamento com cliente;
c) Saber integrar o planeamento de marketing no âmbito do planeamento estratégico;
d) Conhecer e utilizar as metodologias análise do mercado e de detecção de oportunidades;
e) Compreender o processo de segmentação do mercado, targeting e posicionamento;
f) Conhecer com detalhe as variáveis do marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação;
g) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas e na análise de estudos de caso específicos da área de marketing.
Programa
Parte I. O marketing: conceito e processo
1. Marketing e orientação para o cliente
2. Estratégias e programas de marketing
Parte II. Análise de oportunidades e definição da estratégia de marketing
3. Ambiente de marketing
4. Gestão da informação de marketing
5. Comportamento de compra: mercado consumidor e mercado organizacional
6. Concorrência
7. Estratégia de marketing
Parte III. O marketing-mix
8. Política de produto
9. Política de preço
10. Política de distribuição
11. Política de comunicação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cantista, Isabel & Paula Rodrigues (2010). Casos Europeus de Marketing. Lisboa: Universidade Lusíada Editora
Celeste, Pedro (2005). Estratégias de Marketing – colectânea de casos portugueses. Lisboa: Escolar Editora Dibb, Sally & Lyndon Simkin (2001). The Marketing Casebook: Cases and Concepts. London: Thomson
Kotler, Philip & Gary Armstrong (2008). Princípios de Marketing, 12.ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice-Hall Kotler, Philip & Kevin Lane Keller (2006). Administração de Marketing, 12.ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice-Hall
Lamb, Charles W., Joseph F. Hair & Carl McDaniel (2004). Princípios de Marketing. São Paulo: Thomson
Lindon, Denis, Jacques Lendrevie, Julien Lévy, Pedro Dionísio & Joaquim Vicente Rodrigues (2004). Mercator
XXI: Teoria e prática do marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote
Pina e Cunha, Miguel, Margarida Duarte, Nicholas O’Shaughnessy & Ana Regina Marcelino (2004). Marketing: Conceitos e Casos Portugueses. Lisboa: Escolar Editora