Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, Estudo de Casos e Simulação.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação periódica, compreendendo:
a) 2 provas escritas individuais, com um peso de 35% cada na nota final e sujeitas a uma nota mínima de 7,0 valores;
b) Trabalho de grupo, com um peso de 30% na nota final e sujeita a uma nota mínima de 7,0 valores;
2. Avaliação por exame, compreendendo:
a) Prova escrita individual.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Compreender a importância do marketing para as organizações atuais;
b) Entender o ciclo de gestão do relacionamento com cliente;
c) Saber integrar o planeamento de marketing no âmbito do planeamento estratégico;
d) Conhecer e utilizar as metodologias análise do mercado e de deteção de oportunidades;
e) Compreender o processo de segmentação do mercado, targeting e posicionamento;
f) Conhecer com detalhe as variáveis do marketing-mix: produto, preço, distribuição e comunicação;
g) Aplicar os conhecimentos adquiridos na tomada de decisão, na resolução de problemas e na análise de estudos de caso específicos da área de marketing.
Programa
Parte I. O marketing: conceito e processo
1. Marketing e orientação para o cliente
2. Estratégias e programas de marketing
Parte II. Análise de oportunidades e definição da estratégia de marketing
3. Ambiente de marketing
4. Comportamento de compra: mercado consumidor e mercado organizacional
5. Concorrência
6. Estratégia de marketing
Parte III. O marketing-mix
7. Política de produto
8. Política de preço
9. Política de distribuição
10. Política de comunicação
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo - 30.0%
- - 1.ª prova escrita individual - 35.0%
- - 2.ª prova escrita individual - 35.0%
- - Prova escrita individual - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2019). Marketing: Concepts and Strategies (8th edition). Hampshire: Cengage Learning
Kotler, P. , & Keller, K. L. (2012), Administração de Marketing (14.ª edição). São Paulo: Pearson.
Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2016). Marketing 2016 (18th Edition). Boston: Cengage Learning
Cantista, I., & Rodrigues, P. (2010). Casos Europeus de Marketing. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2018). Mercator 25 anos: O Marketing na Era Digital (17.ª edição). Alfragide: Dom Quixote.
Kotler, P., & Armstrong, G. (2015). Princípios de Marketing (15.ª Edição). São Paulo: Pearson.