Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução ao Marketing
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: exposição, explicação e diálogo;
2) Metodologias intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração, audiovisuais e textos escritos;
3) Metodologias activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: trabalhos em grupo;
4) Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Explicar os conceitos fundamentais do marketing de serviços;
b) Comparar e operacionalizar modelos de avaliação da qualidade de serviços;
c) Identificar os requisitos dos clientes de serviços;
d) Usar metodologias de projeto e definição de padrões de serviços;
e) Escolher estratégias e ferramentas para a prestação de um serviço de qualidade;
f) Selecionar estratégias de gestão das promessas de serviço da organização aos seus clientes;
g) Avaliar o impacto de decisões estratégicas e operacionais de marketing de serviços na performance das organizações prestadoras.
Programa
Parte I. Fundamentos do marketing de serviços
1. Introdução aos serviços
2. Modelos de avaliação da qualidade de serviços
3. Expectativas do cliente com o serviço
4. Perceções do cliente sobre o serviço
Parte II. Compreensão dos requisitos do cliente
5. Ouvir o cliente através de pesquisa de marketing
6. Construção do relacionamento com o cliente
7. Recuperação do serviço
Parte III. Alinhamento do projeto e dos padrões de serviço
8. Inovação e projeto do serviço
9. Evidências físicas e cenário do serviço
Parte IV. Prestação e desempenho do serviço
10. Importância dos clientes na prestação do serviço
11. Gestão da procura e da capacidade
Parte V. Gestão das promessas de serviço
12. Comunicação integrada de serviços
13. Gestão de preços de serviços
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Almeida, M. R., & Pereira, J. M. (2014). Marketing de Serviços (1.ª ed.). Edições Sílabo.
Hoffman, K. D., & Bateson, J. E. G. (2017). Services Marketing: Concepts, Strategies & Cases (5th ed.). Cengage Learning.
Saias, L. (2007). Marketing de Serviços: Qualidade e Fidelização de Clientes. Universidade Católica.
Zeithaml, V. A., Bitner, M.J., & Gremler, D. D. (2014). Marketing de Serviços: A empresa com foco no cliente (6.ª ed.). AMGH.