Resultados de Aprendizagem
OA1 – Compreender o que significa o marketing dos serviços e a sua importância;
OA2- Conhecer as especificidades e variáveis únicas, o processo e os modelos das práticas de serviços
OA3 -Conhecer o comportamento, expectativas e perceções do consumidor enquanto recipiente de um serviço
OA4- Desenvolver uma estratégia para o marketing dos serviços alinhada com a estratégia da empresa
OA5 – Aprofundar as técnicas e os meios das práticas do marketing de serviços
OA6 – Gerir os dados resultantes das práticas de serviços e a relação dos clientes na empresa
Programa
CP1 – Caracterização do marketing de serviços e principais definições
CP2 – O comportamento dos clientes nos serviços
CP3 – As competências para servir o cliente e a gestão da participação do cliente
CP4 – Desenvolvimento de novas relações com os clientes e o conceito de Servuction
CP5 – O posicionamento dos serviços em mercados competitivos
CP6 – Desenvolvimento do marketing mix dos serviços
CP7 – Os suportes físicos dos serviços
CP8 – A comunicação nos serviços
CP9 – A gestão das filas de espera
CP10 – A distribuição dos serviços
CP11 – O controlo dos serviços e o modelo Servqual
CP12 – Áreas específicas da aplicação do marketing dos serviços como o marketing bancário, o marketing
turístico, o marketing das cidades, e marketing do terceiro sector
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Berry, L. L. (1995), “Relationship Marketing of Services – Growing Interest, Emerging Perspectives”, Journal of
the Academy of Marketing Science, Vol. 23, No.4, pp. 236-245.
Caruana, A. (2002), “Service loyalty – The effects of service quality and the mediating role of customer
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Hoffman, K. D.; Bateson, J. E. G. (2002), Princípios de Marketing de Serviços – Conceitos Estratégias e Casos.
2ª Edição. São Paulo: Thomson.
Lovelock, C.; Writz, J. (2006), Marketing de Serviços – Pessoas, Tecnologia e Resultados. 5ª Edição. São Paulo:
Pearson Prentice Hall.
Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., Berry, L. L. (1988), “SERVQUAL: A Multiple-Item Scale for Measuring
Consumer Perceptions of Service Quality”, Journal of Retailing, Vol. 64, No. 1, pp. 12-40.
Zeithaml, V., Parasuraman, A., Berry, L. L., (1985), “Problems and Strategies in Services Marketing”, Journal of
Marketing, Vol. 49, pp. 33-46.