Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de marketing.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se apresentam e discutem os vários conteúdos programáticos, com recurso a casos práticos.
Os alunos devem efectuar as leituras recomendadas para cada aula de modo a preparar a sua discussão em sala.
Para os alunos que optem pela avaliação periódica, os alumos trabalham em equipas e desenvolvem um projeto.
O trabalho de equipa consiste num projeto desenvolvido junto de uma organização (as organizações são propostas em sala de aula, e cada equipa escolhe a organização e o trabalho/projeto a desenvolver), sendo orientado em diferentes fases:
- Escolha em sala da aula da equipa, organização e projeto
- 1º visita à organização escolhida
- Calendarização das tarefas a desempenhar por equipa em sala de aula
- Desenvolvimento do trabalho de campo (ao longo do semestre e fora da sala de aula)
- Desenvolvimento e entrega de um relatório
- Exposição e apresentação em sala do trabalho desenvolvido
O Projeto que vai consistir num estudo de caso de instituições particulares de interesse público.
Assi, o trabalho de equipa incorpora:
Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto
Aprendizagem situada e serviço à comunidade
Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa
A docente propõe e apresenta em sala de aula:
- As possíveis instituições particulares de interesse público
- Os diferentes módulos para cada projeto (são exemplo: escolha e implementação da presença da instituição nas redes sociais; desenvolvimento da marca / imagem institucional; desenvolvimento do processo da prestação dos serviços; comunicação dos serviços prestados pela instituição)
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como grande objetivo apresentar a importância do estudo do marketing como resposta aos desafios na inovação, planeamento, operacionalização da prestação de serviços distintivos e de qualidade.
As aulas irão debruçar-se sobre os pontos cruciais do marketing de serviços recorrem, também a casos práticos, fundamentais para destacar questões e conceitos-chave nesta disciplina.
Os alunos são encorajados a desenvolverem, eles próprios, um olhar crítico sobre esta realidade, e a posicionarem-se de forma criativa e atenta ao mercado global. São, assim, desafiados a analisar, desenvolver e apresentar os casos observados de forma a aumentar a sua compreensão sobre conceitos e métodos empregues no âmbito do marketing de serviços.
Estes casos acontecem nos mercados competitivos atuais, preparando-se assim os alunos:
- para analisar os requisitos e exigências dos clientes;
- para medir a qualidade do serviço;
- para desenvolver o seu processo e design, promovendo e prestando serviços competitivos e que podem superar as expectativas dos clientes
A realidade apresentada é comum a diversas áreas socioeconómicas como a prestação de serviços de venda, consultoria, turística, educação, desporto, tecnologia, direito, finanças, saúde, sem fins lucrativos ou, ainda, serviços de transporte e distribuição.
Programa
1) A atitude atual do marketing
1.1 O marketing 4.0 e 5.0
1.2 Outras tendências no marketing
2) Especificidades do Marketing de Serviços
2.1. As diferenças entre bens e serviços
2.2. Caracterização do marketing de serviços e principais definições
2.3. Tendências no Sector dos Serviços
2.4. Aspetos éticos nas empresas de serviços
2.5. Áreas específicas da aplicação do marketing dos serviços como o marketing bancário, marketing turístico, marketing das cidades, marketing do terceiro sector.
3) Estratégica no marketing dos Serviços
3.1 O comportamento, expectativas e perceções do consumidor nos serviços
3.2 Ouvir o consumidor através da investigação em marketing
3.3 Construindo relações com o cliente
3.4 O posicionamento dos serviços em mercados competitivos
4) O desenvolvimento do marketing mix dos serviços
4.1. Os suportes físicos dos serviços
4.2. A comunicação nos serviços
4.3. A gestão das filas de espera
4.4. A distribuição dos serviços
4.5. O controlo dos serviços e o modelo Servqual
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental
- Wilson, Alan, Zeithaml, Valarie A., Bitner, Jo e Gremler, Dwayne D. (2012). Services Marketing: Integrating Customer Focus Across the Firm. Second European Edition. London: McGraw Hill Higher Education.
Outra bibliografia:
- Almeida, M. R., Pereira, J. M. (2014). Marketing de Serviços. Edições Sílabo.
- Caruana, A. (2002). Service loyalty – The effects of service quality and the mediating role of customer satisfaction. European Journal of Marketing, Vol. 36, No. 7/8, pp. 811-828.
- Churchill, G. A., Surprenant, C. (1982). An Investigation Into the Determinants of Customer Satisfaction. Journal of Marketing Research, Vol. XIX, pp. 491-504.
- Gronroos, C (2003). Marketing – Gerenciamento e Serviços. Editor Campus.
- Hoffman, K. D.; Bateson, J. E. G. (2002). Princípios de Marketing de Serviços – Conceitos Estratégias e Casos. 2ª Edição. São Paulo: Thomson.
- Huntsman, J L., et al. Health education via “empowerment” digital marketing of consumer products and services-Promoting therapeutic benefits of self-care for depression and chronic pain, Frontiers in Public Health, 2023.
- Lovelock, C.; Writz, J. (2006). Marketing de Serviços – Pessoas, Tecnologia e Resultados. 5ª Edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
- Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., Berry, L. L. (1988). SERVQUAL: A Multiple-Item Scale for Measuring Consumer Perceptions of Service Quality. Journal of Retailing, Vol. 64, No. 1, pp. 12-40.
- Saias, L. (2007). Marketing de Serviços – Qualidade e fidelização de clientes. Universidade Católica Editora, isbn:9789725401651.
- Zeithaml, V. A.; Bitner, M. J. (2003). Marketing de Serviços – A Empresa com foco no Cliente. 2ª Edição. São Paulo: Bookman.
- Yang, Z., Peterson, R. T. (2004). Customer Perceived Value, Satisfaction, and Loyalty: The Role of Switching Costs. Psychology & Marketing, Vol. 21, No. 10, pp. 799-822.