Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.
A avaliação contínua compreende a realização de um trabalho de grupo (50%) e de um trabalho individual (40%). A presença e participação em aula representam 10% da classificação final.
O exame final a esta disciplina é composto por um teste escrito (50%) e por um trabalho (50%).
Resultados de Aprendizagem
O propósito da unidade curricular é permitir aos estudantes a perceção do modo como a alteração do contexto, a atitude e comportamento dos consumidores originam uma nova abordagem de marketing e de comunicação digital.
Programa
CAP. I – 1. Marketing- principais conceitos e abordagens 2. Do Marketing tradicional ao Marketing digital 3. A envolvente do marketing: a. O novo consumidor; b. A evolução da internet e as implicações para o marketing e para a comunicação.
CAP. II – 1. A implementação e a prática do marketing digital: a. As características do marketing digital; b. Planificação de uma campanha; 2. Comunicação digital: a. Novos paradigmas e modelos de comunicação; b. A comunicação em rede; c. As novas ferramentas de comunicação; d. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada; e. Interação e os media sociais; f. As redes sociais: i. Redes sociais; ii. A gestão e a monotorização das redes sociais e. A gestão das marcas on-line e a gestão da experiencia. 3. Marketing de relações através das plataformas digitais a. O e-commerce no âmbito do marketing; b. O desenvolvimento do projeto do e-commerce
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - presença e participação em aula - 10.0%
- - Trabalho individual - 40.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Trabalho - 50.0%
- - Teste escrito - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AFONSO, C., Amaral, I., Monteiro, D., Neto, J. & Remondes, J. (2016). Marketing digital & E-commerce. Viseu: Psicosoma.
CARREIRA, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.
CHAFEY, D. & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (eighth edition). London: Pearson.
FAUSTINO, P. (2019). Marketing digital na prática. Lisboa: Marcador.
RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.
OOLEY, G., SAUNDERS, J. & PIERCY, N. (2005), Estratégia de
Marketing e Posicionamento Competitivo , São Paulo, Prentice Hall Brasil
KOTLER, P. & ARMSTRONG, G. (2018), Princípios de Marketing 17ª edicion, Pearson Educacion.
KOTLER, P. & KELLER, K. (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Educ