Conhecimentos de Base Recomendados
Principios de marketing
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
O proposito da unidade curricular é permitir aos estudantes a perceção do modo como a alteração do contexto, a atitude e comportamento dos consumidores originam uma nova abordagem digital das marcas através da utilização das marktech, de uma comunicação digital e do comercio eletronico. Por fim será importante perceber quais as novas realidades e fronteiras para o marketing digital num futuro imediato.
Programa
1. A abordagem digital e os conceitos associados
1.1.A evolução do marketing tradicional para o digital
1.2.A relação e complementaridade da abordagem tradicional e digital
1.3.A estratégia de marketing digital e a presença on-line
1.4.Agile marketing e marketing algoritmico
1.5.Os novos consumidores
2. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada
2.1.Os novos paradigmas de comunicação
2.2.Os conteudos para os diferentes meios de comunicação digital
2.2.1.A comunicação nas plataformas digitais
2.2.2.Website
2.2.3.Landing pages
2.2.4.E-mail marketing
2.2.5.Os influenciadores digitais
2.3.A estratágia de comunicação digital
3.A gestão das marcas on-line e a gestão de expetativas
4.Marktech
4.1.O que é uma marktech e os beneficios.
4.2.As plataformas tecnológicas
5. O comércio eletrónico (e-commerce)
6. O virtual, as realidades mistas e as novas fronteiras para o marketing digital
6.1.Os ambientes virtuais e as realidades mistas
6.2.A realide virtual
6.3. Personificação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Trabalho individual - 40.0%
- - Participação e realização das actividades nas aulas - 10.0%
- - Trabalho com guião fornecido pelo docente - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BATISTA, D. & COSTA, P. (2021). Marketing digital: conteudos vencedores. Editora Lidel.
CARREIRA, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.
CANAVARRO, A. & MOREIRA, B. (2024). Metaverso no marketing, nas marcas e nos negócios. Lisboa: Edições Lidel.
CHAFEY, D. & ELLIS-CHADWICH, F. (2014). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (Fifth edition). London: Pearson.
FAUSTINO, P. (2019). Marketing digital na prática. Lisboa: Marcador.
KOTLER, P., KARTAJAYA, H. & SETIAWAN, I. (2021). Marketing 5.0. Atual Editora.
MARQUES, V. (2019). Marketing digital de A a Z. Braga: Edição Digital 360.
MOUTINHO, L., TEIXEIRA, N. & ZEFERINO. A. (2022). Marketing futureland: antecipação e resposta ao futuro do marketing. Lisboa: Edições Lidel.
RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Market