Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e Estudo de Casos.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Plano de e-marketing (em grupo);
2. Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Plano de e-marketing (individual).
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Compreender os principais conceitos relacionados com a dimensão estratégica e operacional do e-marketing;
b) Compreender as particularidades da pesquisa de marketing online;
c) Compreender as especificidades do comportamento do consumidor online;
d) Entender o processo de definição de estratégias de marketing online;
e) Entender a adaptação das variáveis do marketing-mix no contexto online;
f) Compreender as ferramentas de gestão do relacionamento com o cliente online;
g) Elaborar um plano de e-marketing;
h) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas e na análise de estudos de caso específicos da área de e-marketing.
Programa
Parte I. Introdução ao e-marketing
1. Noções fundamentais de e-marketing
2. E-marketing estratégico
3. Plano de e-marketing
Parte II. Estratégia de e-marketing
4. Sistema de informação de marketing online
5. Comportamento do consumidor online
6. Estratégias de segmentação e targeting online
7. Estratégias de diferenciação e posicionamento online
Parte III. Gestão de e-marketing
8. Gestão de produtos e marcas online
9. Gestão de preços online
10. A Internet como canal de distribuição: o comércio electrónico
11. Comunicação de marketing online
12. Customer relationship management na Internet
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chaffey, Dave, Fiona Ellis-Chadwick, Kevin Johnston, & Richard Mayer (2006). Internet Marketing – Strategy,
Implementation and Practice. Harlow: Pearson
Chaffey, Dave, PR Smith (2008). eMarketing eXcellence – Planning and optimizing your digital marketing.
Oxford: Butterworth-Heinemann
Comunicarte Publishing (2010). Web Trends – 10 cases made in Web 2.0. Gaia: Edições Sílabo
Dionísio, P., Rodrigues, J. V., Faria, H., Canhoto, R. & Nunes, R. C. (2009). b-Mercator – Blended Marketing.
Alfragide: Publicações Dom Quixote
Hanson, Ward & Kirthi Kalyanam, (2007). Internet marketing & e-commerce. Mason: Thomson
Laudon, Kenneth C. & Travor, Carol Guercio (2007). E-Commerce: Business, Technology, Society. Upper
Saddle River: Pearson
Rita, Paulo e Oliveira, Cristina (2006), Marketing no Negócio Electrónico, Porto: Sociedade Portuguesa de
Inovação
Strauss, Judy & Raymond Frost (2012). e-Marketing, Sixth Edition. Upper Saddle River: Pearson