Conhecimentos de Base Recomendados
Sendo uma unidade curricular de mestrado é importante ter presente os
conhecimentos leccionados na licenciatura de Marketing e Negócios Internacionais.
Métodos de Ensino
As aulas são leccionadas com o suporte a conteúdos em nuvem digital cujo conteúdo é partilhado
por todos os alunos inscritos. O desenvolvimento do trabalho prático é realizado na web, nas redes sociais e utilizando plataformas de desenvolvimento “mobile” na construção de “apps”. O ensino é teórico prático e de base simulada levando o aluno à integração ao mundo laboral. A simulação analítica permite ao aluno aferir se os conteúdos desenvolvidos nas diferentes plataformas tiveram o alcance e visibilidade desejados.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
A criação de uma presença online é determinante para a sobrevivência, existência e crescimento consistente de uma empresa, seja micro, pequena, média ou grande. A divulgação de informação, as suas técnicas e meios representam a seleção pelo utilizador se será futuro cliente/consumidor. Desta forma a classificação nos motores de busca determinam o posicionamento aos “olhos” do cliente na economia digital. O lançamento de eventos, produtos e/ou serviços veem o seu alcance assente em ferramentas de “advertising”, seja no “web site” empresarial ou nas redes sociais. Ou ainda mais próximo do cliente utilizando as “apps” nas plataformas móveis. O desenvolvimento de uma capacidade analítica para planear, desenvolver e implementar de forma estratégica os diferentes canais de divulgação de informação representam o sucesso de um plano de marketing. O conhecimento analítico do perfil do cliente permite assim inovar, criando em cooperação novos produtos e serviços que respondem de forma racional e emocional às expectativas, desejos e vontades de um consumidor satisfeito e muitas vezes surpreendido. A adaptação cultural na comunicação com o cliente, as parcerias de posicionamento em mercados internacionais são fatores de impacto no crescimento empresarial. A introdução da Inteligência Artificial na estratégia de desenvolvimento de uma presença online, permite não só o apoio na componente criativa, mas também na análise adaptativa e automática aos diferentes perfis de consumidores nos diferentes canais digitais. A integração deste “know-how” num projeto de desenvolvimento de uma campanha online permite formar alunos adaptados às novas realidades da economia digital.
Competências:
Saber desenvolver uma presença online utilizando os diferentes canais digitais, nas diferentes pesrpectivas, B2C e B2B.
Utilizar diferentes ferramentas de SEO – Search Engine Optimization por forma a optimizar e aumentar a visibilidade online dos conteúdos desenvolvidos,
Planear e desenvolver conteúdos digitais para as redes sociais através de uma plataforma integradora.
Planear e estruturar conteúdos para aplicações móveis.
Saber identificar nos diferentes canais digitais as principais métricas de gestão de marketing digital.
Planear, estruturar, desenvolver, testar e integrar as ferramentas de Inteligência Artificial nos diferentes canais digitais.
Programa
1-Introdução ao Marketing Digital, do Tradicional ao Digital.
2- Desenvolver uma presença online. A perspetiva B2C e B2B.
3- Motores de busca, como otimizar.
4- A publicidade online.
5- O marketing nos social media.
6- Marketing para plataformas móveis.
7- Marketing de conteúdo.
8- Analítica no Marketing Digital.
9-Inteligência Artificial no Marketing
10- Projeto – planeamento e desenvolvimento de uma campanha no mercado digital.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing 3rd Edition, Simon Kingsnorth, 2022, Kogan Page, ISBN-13: 978-1398605978
- Marketing Management, 16th Editions, Philip Kotler, Kevin Lane Keller, Alexander Chernev,, Pearson; 16th edition (April 2, 2021) ISBN-13: 9780135887158
- Digital Marketing Analytics: Making Sense of Consumer Data in a Digital World, 2nd Edition, Chuck Hemann, Ken Burbary,2018, Que Publishing, ISBN-13: 978-0789759603
- Outside-In Marketing: Using Big Data to Guide your Content Marketing, James Mathewson, Mike Moran,2016, IBM Press ISBN-13: 978-0133375565
- E-commerce 2021–2022: business. technology. society., Global Edition, 17th edition,
Published by Pearson (July 1, 2021) © 2021, Kenneth C. Laudon New York University
Carol Guercio Traver Azimuth Interactive , New York University, ISBN-13: 9781292409320 - Digital Business and E-Commerce Management 7th Edition, by Dave Chaffey (Author), Tanya Hemphill (Author), David Edmundson-Bird (Author), Pearson; 7 edition (June 13, 2019), ISBN-13: 978-1292193335
- Growth Iq, Master The 10 Paths To Grow Your Business de Tiffani Bova, 2018, Editor: Pan MacMillan, ISBN: 9781529004670
- The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age, Columbia Business School Publishing (April 5, 2016), ISBN-13: 978-0231175449
- Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th edition, Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Published by Pearson (March 13th, 2019), ISBN-13: 9780135191798