Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos de Marketing
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Os alunos poderão obter aprovação pelos regimes de:
– Avaliação periódica;
– Avaliação final.
O regime de avaliação periódica inclui os seguintes momentos de avaliação:
– Trabalho de grupo, com um peso de 50% na nota final;
– Prova escrita individual, sem consulta, com um peso de 50% na nota final.
O regime de avaliação final inclui os seguintes momentos de avaliação:
– Trabalho individual, com um peso de 50% na nota final;
– Prova escrita individual, sem consulta, com um peso de 50% na nota final.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Compreender os conceitos fundamentais de marketing digital e e-business;
b) Compreender os determinantes do comportamento do consumidor online e modelizar este comportamento;
c) Compreender o potencial das oportunidades de negócio proporcionadas pelos mercados online;
d) Entender a adaptação da estratégia e das ferramentas operacionais de marketing ao ambiente online;
e) Compreender o funcionamento dos mecanismos de gestão do relacionamento com o cliente online;
f) Conhecer a metodologia de conceção de plataformas digitais;
g) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.
Programa
1. Noções fundamentais de marketing digital e e-business
2. Modelos de comportamento do consumidor online
3. Modelos de e-business
4. Adaptação do marketing-mix online
4.1. Gestão de produtos e marcas online
4.2. Gestão de preços online
4.3. A distribuição online
4.4. Comunicação de marketing online
5. Marketing relacional online
6. Conceção da experiência do consumidor online
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho individual - 50.0%
- - Prova escrita individual - 50.0%
- - Prova escrita individual - 50.0%
- - Trabalho de grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2016). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (6th edition). Harlow: Pearson.
Kotler, P.,? Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Lisboa: Actual Editora.
Chaffey, D., & Smith, PR (2017). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (5th edition). Oxford: Routledge.
Strauss, J. & Frost, R. (2016). e-Marketing (7th edition). New York: Routledge.
Kingsnorth, S. (2016). Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing. Philadelphia: Kogan Page.