Marketing Digital e E-Business em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

 

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;

2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;

3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Explicar os conceitos fundamentais de marketing digital e e-business em turismo;

b) Distinguir os determinantes do comportamento do consumidor online e modelizar este comportamento no setor do turismo;

c) Avaliar o potencial das oportunidades de negócio proporcionadas pelos mercados online no setor do turismo;

d) Compreender a adaptação da estratégia e das ferramentas operacionais de marketing ao ambiente online no setor do turismo;

e) Desenvolver mecanismos de gestão do relacionamento com o cliente online no setor do turismo;

f) Distinguir e aplicar diferentes ferramentas de marketing digital no setor do turismo;

g) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.

Programa

1. Noções fundamentais de marketing digital e e-business em turismo

2. Modelos de comportamento do consumidor online em turismo

3. Modelos de e-business em turismo

4. Adaptação do marketing-mix online em turismo

4.1. Gestão de produtos e marcas online em turismo

4.2. Gestão de preços online em turismo

4.3. Distribuição online em turismo

4.4. Comunicação de marketing online em turismo

5. Marketing relacional online em turismo

6. Ferramentas de marketing digital em turismo

6.1. Otimização para motores de busca

6.2. Websites e landing pages

6.3. Publicidade online

6.4. E-mail marketing

6.5. Marketing nos social media

6.6. Analítica e métricas online

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua/periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Trabalho individual - 50.0%
  • - Exame - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (7th ed.). Pearson.

Chaffey, D., & Smith, PR (2017). Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing (5th ed.). Routledge. Charlesworth, A. (2018). Digital marketing: A practical approach (3rd ed.). Routledge.

Faustino, P. (2019). Marketing Digital na Prática. Marcador.

Frost, R., Fox, A. K., & Strauss, J. (2018). E-Marketing (8th ed.). Routledge. Gouveia, M. (2022). Marketing Digital: O Guia Completo. Ideias de Ler.

Kingsnorth, S. (2016). Digital Marketing Strategy: An Integrated Approach to Online Marketing. Kogan Page.

Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: Mudança do Tradicional para o Digital. Actual Editora. Kotler, P., Kartajaya, H., & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora.