Resultados de Aprendizagem
O objetivo da disciplina de Marketing e Internacionalização é permitir que os alunos adquiram conhecimentos e capacidades na área do marketing em mercados internacionais. Com efeito, a prática do marketing é cada vez mais presente no mundo atual global e competitivo. O seu propósito é aumentar a eficiência, agilidade e valor da empresa. As empresas devem estar preparadas para enfrentar uma competição global e desenvolveram a sua oferta nos seus mercados de atuação.
Esta unidade pretende, assim, desenvolver competências para que os alunos saibam escolher as fontes de informação, identificar e analisar, os fatores competitivos para que as organizações, em geral, e as empresas, em particular, se internacionalizem. Muito especialmente, os alunos deverão desenvolver de criar as variáveis que dizem respeito à área do marketing em diferentes situações de internacionalização. E, acima de tudo, criarem a atitude e competências para criar valor no mercado global.
Programa
1. A importância do marketing no contexto atual
2. A internacionalização e os desafios da “globalização”
3. Os princípios da gestão do marketing
4. Formas de entrada no mercado internacional
5. As políticas de marketing na internacionalização
6. As práticas das variáveis do marketing-mix no marketing internacional
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
• Czinkota, M. and Ronkainen, I.. Principles of Internacional Marketing, 9th ed., South-Western, 2010.
• Omar, O.. Internacional Marketing, 1st, ed., Palgrave, Macmillan, 2009.
• Wall, S., Minocha, S. and Rees, B.. Internacional Business, 3rd ed., Prentice-Hall, 2010.
• Colectânea de artigos de Jornais/Revistas Científicas de referência: Internacional Journal of Business e
Journal of Internacional Marketing.