Marketing e Internacionalização

Conhecimentos de Base Recomendados

São esperados conhecimentos básicos de organização e gestão de empresas. Também será mais facilitador se o aluno estiver familariazado com ferramentas de marketing digital.

Métodos de Ensino

As aulas recorrem a casos práticos.

É incentivada a participação ativa dos alunos.

Os trabalhos práticos e desenvolvidos em equipa são especiealmente estimulados.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Marketing e Internacionalização tem como grande objetivo motivar os alunos a olhar as oportunidades de negócios com a lente do mrketing em mercados internacionais.  Na verdade, todos os negócios só podem ser olhados no contexto da aldeia global, e onde coexiste a realidade física e virtual na experiência do consumidor.

Neste contexto, é vital a prática do marketing, que permite a antecipação aos mercados, o conhecimento e acompanhamento do comportamento dos consumidores e a visão sobre a direção dos negócios. E ainda a mestria do uso dos dados no mercado global. Desta forma, as empresas relacionam-se constantemente com clientes que se pretendem fiéis, num espaço que é hoje global e conhecido por todos os seus atores, coexistindo a empresa num largo espectro de competição à escala global.

 

Esta unidade pretende assim abordar e discutir problemáticas associadas aos negócios globais, desenvolvendo as competências para que os alunos saibam escolher as fontes de informação, identificar e analisar, os fatores competitivos para as empresas operarem eficazmente neste ambiente internacional. Os alunos deverão desenvolver a capacidade de desenvolver as variáveis que dizem respeito à área do marketing em diferentes situações de internacionalização, manejar ferramentas de gestão comercial para a internacionalização, tendo ainda presente as novas tendências do marketing digital. E, acima de tudo, criarem a atitude e competências para criar valor no mercado global.

Programa

1)     A importância do marketing no mundo global
a)     O conceito do marketing
b)     O marketing 4.0 e o marketing 5.0.
c)     Tendências na área do marketing

2)     Customer experience
a)     A primazia do consumidor
b)     A experiência do consumidor

3)     Os princípios da gestão do marketing
a)     As políticas de marketing na internacionalização
b)     O ‘marketing-mix’ no marketing international
c)     A oferta e os serviços num contexto global

 

4)     Desenvolvimento do marketing-mix
a)     O valor das marcas
b)     Os preços num contexto global
c)     A comunicação nos mercados globais
d)     As redes sociais
e)     A gestão internacional da cadeia de distribuição
f)      O retalho internacional

5)     A internacionalização
a)     A internacionalização e os desafios da globalização
b)     Formas de entrada no mercado internacional
c)     As especificidades da estratégia de marketing no contexto da internacionalização
d)     A rápida resposta ao mercado

6)     O planeamento comercial em contexto de internacionalização e no mundo digital

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotler, Philip, Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.

 

  • Baynast, Arnaud de et al. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital. Publicações Dom Quixote.
  • Bendle, Neil T., Farris, Paul W., Pfeirer, Phillip, E., Reibstein, David, J. (2017). Grande Métricas do Marketing. Actual Editora.
  • Brown, Tim (2019). Change by Design. Harper Business.
  • Conrado, Adolpho (2012). Os 8 P’s do Marketing Digital – O guia estratégico do marketing digital. Texto Editores.
  • Kotler, P., Kartajava, H., Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. 4th European edition. Actual Editora.
  • Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition. Prentice-Hall Europe.
  • López, Francisco J, Esteves, José Lubian (2017). Value in a Digital World: How to assess business models and measure value in a digital world. Springer International Publishing.
  • Hortinha, Joaquim (2001). E-marketing. Edições Sílabo.
  • Silva, Susana Costa, Meneses, Raquel Meneses, Pinho, José Carlos (2018). Marketing Internacional. Actual Editora.