Conhecimentos de Base Recomendados
São esperados conhecimentos básicos de organização e gestão de empresas. Também será mais facilitador se o aluno estiver familariazado com ferramentas de marketing digital.
Métodos de Ensino
As aulas recorrem a casos práticos.
É incentivada a participação ativa dos alunos.
Os trabalhos práticos e desenvolvidos em equipa são especiealmente estimulados.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina de Marketing e Internacionalização tem como grande objetivo motivar os alunos a olhar as oportunidades de negócios com a lente do mrketing em mercados internacionais. Na verdade, todos os negócios só podem ser olhados no contexto da aldeia global, e onde coexiste a realidade física e virtual na experiência do consumidor.
Neste contexto, é vital a prática do marketing, que permite a antecipação aos mercados, o conhecimento e acompanhamento do comportamento dos consumidores e a visão sobre a direção dos negócios. E ainda a mestria do uso dos dados no mercado global. Desta forma, as empresas relacionam-se constantemente com clientes que se pretendem fiéis, num espaço que é hoje global e conhecido por todos os seus atores, coexistindo a empresa num largo espectro de competição à escala global.
Esta unidade pretende assim abordar e discutir problemáticas associadas aos negócios globais, desenvolvendo as competências para que os alunos saibam escolher as fontes de informação, identificar e analisar, os fatores competitivos para as empresas operarem eficazmente neste ambiente internacional. Os alunos deverão desenvolver a capacidade de desenvolver as variáveis que dizem respeito à área do marketing em diferentes situações de internacionalização, manejar ferramentas de gestão comercial para a internacionalização, tendo ainda presente as novas tendências do marketing digital. E, acima de tudo, criarem a atitude e competências para criar valor no mercado global.
Programa
1) A importância do marketing no mundo global
a) O conceito do marketing
b) O marketing 4.0 e o marketing 5.0.
c) Tendências na área do marketing
2) Customer experience
a) A primazia do consumidor
b) A experiência do consumidor
3) Os princípios da gestão do marketing
a) As políticas de marketing na internacionalização
b) O ‘marketing-mix’ no marketing international
c) A oferta e os serviços num contexto global
4) Desenvolvimento do marketing-mix
a) O valor das marcas
b) Os preços num contexto global
c) A comunicação nos mercados globais
d) As redes sociais
e) A gestão internacional da cadeia de distribuição
f) O retalho internacional
5) A internacionalização
a) A internacionalização e os desafios da globalização
b) Formas de entrada no mercado internacional
c) As especificidades da estratégia de marketing no contexto da internacionalização
d) A rápida resposta ao mercado
6) O planeamento comercial em contexto de internacionalização e no mundo digital
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kotler, Philip, Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.
- Baynast, Arnaud de et al. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital. Publicações Dom Quixote.
- Bendle, Neil T., Farris, Paul W., Pfeirer, Phillip, E., Reibstein, David, J. (2017). Grande Métricas do Marketing. Actual Editora.
- Brown, Tim (2019). Change by Design. Harper Business.
- Conrado, Adolpho (2012). Os 8 P’s do Marketing Digital – O guia estratégico do marketing digital. Texto Editores.
- Kotler, P., Kartajava, H., Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital. 4th European edition. Actual Editora.
- Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition. Prentice-Hall Europe.
- López, Francisco J, Esteves, José Lubian (2017). Value in a Digital World: How to assess business models and measure value in a digital world. Springer International Publishing.
- Hortinha, Joaquim (2001). E-marketing. Edições Sílabo.
- Silva, Susana Costa, Meneses, Raquel Meneses, Pinho, José Carlos (2018). Marketing Internacional. Actual Editora.