Marketing em Audiologia

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deverá ter conhecimento das diferentes áreas clínicas da área cientifica de Audiologia com destaque para a  Reabilitação Auditiva. Salienta-se o conhecimento das competências de comunicação e aconselhamento em audiologia bem como de psicologia das relações interpessoais.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com recurso a meios audiovisuais e interativas entre estudante e docente, com utilização das aulas teórico-práticas para reforçar a compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas são presenciais sendo possível a lecionação de aulas à distância até ao limite de 25%.

Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e como complemento de formação. São disponibilizadas duas horas semanais, com horário pré-definido ou a combinar com o aluno.

São, também, disponibilizados a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada com as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer as estratégias de marketing e aplicá-las no âmbito da intervenção em Audiologia – nas suas diferentes vertentes.

Aquisição de ferramentas de conhecimento, análise, planeamento e desenvolvimento de ideias e negócios.

Adquirir conhecimentos sobre o mercado nacional e internacional da reabilitação auditiva.

Programa

Definição de Marketing e sua aplicação em Audiologia (1h)

Princípios de Marketing (2h)

                Marketing Mix 4P’s (Produtos) 7P’s (Serviços)

                Desenvolvimento de uma estratégia e plano de marketing

Os mercados e os consumidores (2h)

               O cliente como elemento central   

Estratégias e competitividade (2h)

                Análise de Mercados (Diamante de Porter, PEST e PESTEL, SWOT)

                Vantagens competitivas

                Estudo de mercado; Classificação dos mercados; segmentação de mercado

Marketing em Reabilitação Auditiva (7h)

                Marketing de Produto e Serviços

                O marketing de relações e o valor do relacionamento com os clientes

                As estratégias de retenção

                A Venda

               Competências Necessárias ao Profissional de Vendas

               As fases da Venda segundo o método AIDA e método Sales Seven Steps

Marketing em Diagnóstico (4h)

                Marketing de Serviços

                A qualidade nos Serviços

                As cinco dimensões de qualidade dos serviços

                A gestão e avaliação da qualidade dos serviços

Marketing em Prevenção (2h)

                Marketing de Causas ou Marketing Social

                Marketing e comportamento das pessoas em relação aos cuidados auditivos

                Trabalho individual – Marketing Social

Marketing Digital (2h)

Marketing Pessoal (2h)

Apresentação do trabalho individual e dos trabalhos de Grupo (4h)

Avaliação (2h)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Essencial:

Helfer, J.P., J. Orsoni. (1996), Marketing, Lisboa: Sílabo.

Lendrevie, J., de Baynast, A. & Emprin, C, Publicitor (2008). Comunication Online and Off Line, Paris: Dunod

Lindon, D. Mercator XXI. (2011). Teoria e Prática do Marketing: Lisboa: Dom Quixote.

Lopes, J.L.P. (2011). Fundamental dos Estudos de Mercado, Lisboa: Sílabo.

Machuret, J. J., Deloche, D. & D` Amart, J. (1996). Comerciator. Teoria e práticas da vida da qualidade nos sistemas de venda. Dom Quixote.

Pereira, P. S. & Rousseau J.A. Estudos de Mercado e Consumidores, Sociedade Portuguesa de Inovação.

Rudden D. (2016). Can You Hear Me Now? Marketing Essentials for Audiologists in a Noisy Health Care World. Seminars in hearing, 37(4), 325–339. https://doi.org/10.1055/s-0036-1593998

Taylor, B. (2015) Marketing in audiology practice, San Diego, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-569-1

Hosford-Dunn et al (2008) – Audiology – Practice Management, Cap5. (pp. 79-127), Thieme

 

Recomendada:

Hooley, G., Piercy, Nigel F. & Nicoulaud, B. (2008). Marketing strategy and competitive positioning. Harlow; United States: Prentice Hall/Financial Times.

Kotler, P., Wong, V., Saunders, J., & Armstrong, G. (2004). Principles of Marketing: European Edition. Prentice Hall Europe.

Kotler, Philip, Lee, N. (2008). Social Marketing: Influencing Behaviors for Good. 3rd Ed. CA: Sage Publications.

 Kotler, P., Lane Keller, K., Brady, M., Goodman, M., & Hansen, T. (2012). Marketing Management. (2. ed.) Pearson Education Ltd.