Conhecimentos de Base Recomendados
O estudante deverá ter conhecimento das diferentes áreas clínicas da área cientifica de Audiologia com destaque para a Reabilitação Auditiva. Salienta-se o conhecimento das competências de comunicação e aconselhamento em audiologia bem como de psicologia das relações interpessoais.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas com recurso a meios audiovisuais e interativas entre estudante e docente, com utilização das aulas teórico-práticas para reforçar a compreensão dos conteúdos programáticos. As aulas são presenciais sendo possível a lecionação de aulas à distância até ao limite de 25%.
Os alunos serão acompanhados no decorrer do semestre com esclarecimento de dúvidas, sempre que solicitado e como complemento de formação. São disponibilizadas duas horas semanais, com horário pré-definido ou a combinar com o aluno.
São, também, disponibilizados a cada aluno os suportes pedagógicos de toda a matéria lecionada com as referências bibliográficas recomendadas para a disciplina, no início do semestre.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer as estratégias de marketing e aplicá-las no âmbito da intervenção em Audiologia – nas suas diferentes vertentes.
Aquisição de ferramentas de conhecimento, análise, planeamento e desenvolvimento de ideias e negócios.
Adquirir conhecimentos sobre o mercado nacional e internacional da reabilitação auditiva.
Programa
Definição de Marketing e sua aplicação em Audiologia (1h)
Princípios de Marketing (2h)
Marketing Mix 4P’s (Produtos) 7P’s (Serviços)
Desenvolvimento de uma estratégia e plano de marketing
Os mercados e os consumidores (2h)
O cliente como elemento central
Estratégias e competitividade (2h)
Análise de Mercados (Diamante de Porter, PEST e PESTEL, SWOT)
Vantagens competitivas
Estudo de mercado; Classificação dos mercados; segmentação de mercado
Marketing em Reabilitação Auditiva (7h)
Marketing de Produto e Serviços
O marketing de relações e o valor do relacionamento com os clientes
As estratégias de retenção
A Venda
Competências Necessárias ao Profissional de Vendas
As fases da Venda segundo o método AIDA e método Sales Seven Steps
Marketing em Diagnóstico (4h)
Marketing de Serviços
A qualidade nos Serviços
As cinco dimensões de qualidade dos serviços
A gestão e avaliação da qualidade dos serviços
Marketing em Prevenção (2h)
Marketing de Causas ou Marketing Social
Marketing e comportamento das pessoas em relação aos cuidados auditivos
Trabalho individual – Marketing Social
Marketing Digital (2h)
Marketing Pessoal (2h)
Apresentação do trabalho individual e dos trabalhos de Grupo (4h)
Avaliação (2h)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Essencial:
Helfer, J.P., J. Orsoni. (1996), Marketing, Lisboa: Sílabo.
Lendrevie, J., de Baynast, A. & Emprin, C, Publicitor (2008). Comunication Online and Off Line, Paris: Dunod
Lindon, D. Mercator XXI. (2011). Teoria e Prática do Marketing: Lisboa: Dom Quixote.
Lopes, J.L.P. (2011). Fundamental dos Estudos de Mercado, Lisboa: Sílabo.
Machuret, J. J., Deloche, D. & D` Amart, J. (1996). Comerciator. Teoria e práticas da vida da qualidade nos sistemas de venda. Dom Quixote.
Pereira, P. S. & Rousseau J.A. Estudos de Mercado e Consumidores, Sociedade Portuguesa de Inovação.
Rudden D. (2016). Can You Hear Me Now? Marketing Essentials for Audiologists in a Noisy Health Care World. Seminars in hearing, 37(4), 325–339. https://doi.org/10.1055/s-0036-1593998
Taylor, B. (2015) Marketing in audiology practice, San Diego, Plural Publishing, ISBN 978-1-59756-569-1
Hosford-Dunn et al (2008) – Audiology – Practice Management, Cap5. (pp. 79-127), Thieme
Recomendada:
Hooley, G., Piercy, Nigel F. & Nicoulaud, B. (2008). Marketing strategy and competitive positioning. Harlow; United States: Prentice Hall/Financial Times.
Kotler, P., Wong, V., Saunders, J., & Armstrong, G. (2004). Principles of Marketing: European Edition. Prentice Hall Europe.
Kotler, Philip, Lee, N. (2008). Social Marketing: Influencing Behaviors for Good. 3rd Ed. CA: Sage Publications.
Kotler, P., Lane Keller, K., Brady, M., Goodman, M., & Hansen, T. (2012). Marketing Management. (2. ed.) Pearson Education Ltd.