Conhecimentos de Base Recomendados
Princípios de Marketing e Comportamento do Consumidor.
Marketing Principles and Consumer Behavior.
Métodos de Ensino
A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.
Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados sempre que possível meios audiovisuais diversos.
Teaching Methods
The course will work with theoretical-practical classes, seeking to combine the expository dimension of the subject with the necessary practical illustration, where the teacher and students will present and discuss the resolution of several exemplary cases from real life.
To speed up the understanding of the materials and make the exhibitions more attractive, different audiovisual media will be used whenever possible.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos da Unidade Curricular:
Desenvolver competências teóricas e práticas ao nível da ideia de estratégia de marketing no mercado globalizado.
Competências a desenvolver pelos alunos:
1. Sejam capazes de estabelecer a ligação entre a estratégia da empresa e a estratégia de marketing.
2. Sejam capazes de definir a estratégia de marketing da empresa e gerar um plano de marketing.
3. Sejam capazes de desenvolver um modelo de controlo da estratégia de marketing
Course Objectives:
Develop theoretical and practical skills in terms of the idea of marketing strategy in the globalized market.
Skills to be developed by students:
1. Be able to establish the link between the company’s strategy and the marketing strategy.
2. Be able to define the company’s marketing strategy and generate a marketing plan.
3. Be able to develop a marketing strategy control model.
Programa
I – Estratégia de Marketing
1 – Gestão Estratégica orientada para o mercado.
2 – Planeamento Estratégico de Marketing.
II – Análise do Mercado Competitivo
1 – A mudança nos mercados
2 – Análise do consumidor
3 – Análise da Concorrência
4 – Compreendendo a dotação de recursos
5 – Previsão da procura
III – Identificação das posições competitivas actuais e futuras
1 – Princípios de segmentação e posicionamento
2 – Pesquisa de segmentos e posicionamento
3 – Selecção dos mercados-alvo.
IV – Estratégias de posicionamento competitivo
1 – Como criar vantagem competitiva sustentável.
2 – Competindo com o novo mix
3 – Competindo com inovação
4 – Competindo com superioridade no serviço e no relacionamento com o cliente.
V – Implementando a estratégia
1 – Gestão estratégica de clientes
2 – Alianças estratégica s e redes
3 – Implementação da estratégia
4 – Responsabilidade social corporativa
PROGRAM
I – Marketing Strategy
1 – Market-oriented Strategic Management.
2 – Strategic Marketing Planning.
II – Competitive Market Analysis
1 – The change in markets
2 – Consumer analysis
3 – Competition Analysis
4 – Understanding the allocation of resources
5 – Demand forecast
III – Identification of current and future competitive positions
1 – Segmentation and positioning principles
2 – Search for segments and positioning
3 – Selection of target markets.
IV – Competitive Positioning Strategies
1 – How to create sustainable competitive advantage.
2 – Competing with the new mix
3 – Competing with innovation
4 – Competing with superiority in service and customer relationship.
V – Implementing the strategy
1 – Strategic customer management
2 – Strategic alliances and networks
3 – Strategy implementation
4 – Corporate social responsibility
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fundamental:
Hooley, G., Piercy, P.,Nicoulaud, B., Rudd, J. (2020) “Marketing Strategy and Competitive Positioning”, Pearson, 7th ed.
Complementar/Additional:
Ferrell, O., Hartline, M., Hochstein, B. (2021), Marketing Strategy, Text and Cases, 8th Edition, Cengage.
Kotler, P., Keller, K., Goodman, M., Brady, M., Hansen, T. (2020), Marketing Management, 4th European Edition, Pearson