Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos de Marketing.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, Estudo de Casos e Simulação.
No que diz respeito à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1. Avaliação periódica, compreendendo:
a) Prova escrita individual, com um peso de 40% na nota final;
b) Projeto de marketing, com um peso de 40% na nota final;
c) Jogo de simulação de marketing, com um peso de 10% na nota final;
d) Relatório individual do jogo de simulação de marketing, com um peso de 10% na nota final;
2. Avaliação por exame, compreendendo:
a) Prova escrita individual.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Compreender o processo de pesquisa de marketing;
b) Planificar e realizar pesquisas de marketing;
c) Compreender a metodologia de elaboração do plano de marketing;
d) Elaborar planos de marketing;
e) Tomar decisões estratégicas e operacionais de marketing;
f) Avaliar o impacto das decisões de marketing na performance organizacional.
Programa
Parte I. Pesquisa de marketing
1. Introdução à pesquisa de marketing
2. Problema de pesquisa
3. Abordagem ao problema
4. Design da pesquisa
5. Trabalho de campo ou recolha dos dados
6. Relatório da pesquisa
Parte II. Planeamento de marketing
7. Metodologia de elaboração do plano de marketing
8. Análise e diagnóstico da situação
9. Análise SWOT e fatores críticos de sucesso
10. Objetivos de marketing
11. Opções estratégicas de marketing
12. Plano de manobra e políticas de marketing
13. Plano de ações de marketing, plano de contingência, orçamento e controlo
Parte III. Simulação de marketing
14. Jogo de simulação de marketing
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Jogo de simulação de marketing com relatório - 20.0%
- - Prova escrita individual - 40.0%
- - Projeto de marketing - 40.0%
- - Prova escrita individual - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Kotler, P., & Armstrong, G. (2015). Princípios de Marketing (15.ª Edição). São Paulo: Pearson.
Malhotra, N. (2012). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (6.ª Edição.), Porto Alegre: Bookman.
McDaniel, C., & Gates, R. (2012). Marketing Research (9th Edition), Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc.
Lamb, C., Hair, J., & McDaniel, C. (2013). Marketing (12th edition). Mason: South-Western, Cengage Learning.
Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., & Rodrigues, J. V. (2015). Mercator da Língua Portuguesa: Teoria e Prática do Marketing (16.ª edição). Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Kotler, P. , & Keller, K. L. (2012), Administração de Marketing (14.ª edição). São Paulo: Pearson.