Resultados de Aprendizagem
Pretende-se com esta disciplina introduzir os conceitos do marketing internacional como importante ferramenta de
gestão no mundo actual.
O marketing nas empresas, que atuam em mercados cada vez mais alargados, é uma questão essencial para a sua
sobrevivência e um tema central da sua gestão.
Será então fundamental que os alunos se preparem para um mercado onde as fronteiras entre o nacional e
internacional se vão esbatendo. E cada vez mais o mercado que a empresa enfrenta, quer em termos de
consumidores, quer em relação aos competidores que defronta, é o mundo em termos globais.
O conhecimento que se pretende desenvolver passa por estratégias de internacionalização, operacionalidade
dessas mesmas opções, desenvolvimento das variáveis do marketing operacional no contexto internacional e,
ainda, gestão e adequação dos desafios da internacionalização ao nível da estrutura da empresa especificamente
na área do marketing.
Programa
Apresentação
O marketing e a sua importância no mundo actual
A internacionalização e os desafios da “globalização”
As culturas e as respostas políticas
A competitividade internacional
A mudança de fronteiras e os desafios para as empresas
O marketing internacional aplicado aos negócios
O ambiente internacional
A análise das condições para a internacionalização
As variáveis políticas, tecnológicas e de mercado
Os diferentes consumidores
As estratégias competitivas
A avaliação dos recursos financeiros, humanos, tecnológicos e competências comerciais
A seleção de mercados
A adequação das opções de internacionalização à organização
O Marketing MIX
O desenvolvimento das variáveis do mix ao contesto internacional
Os programas adaptados a diferentes realidades
A negociação com parceiros internacionais
O controlo das atividades em mercados internacionais
O plano de Marketing internacional
A importância crescente do e-marketing no contexto da internacionalização
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brito, Carlos Melo, Lencastre, Paulo de (coordenadores), Os Horizontes do Marketing, Lisboa, Editorial Verbo, 2000
Brito, Carlos Melo, Lorga, Susana, Marketing Internacional. Lisboa, Principia, 2006
Cateor, Philipe, Ghauri, Pervez, International Marketing, European edition, London, McGraw-Hill, 2003
Cunha, Miguel Pina, Duarte, Margarida, O’Shaughnessy, Nicholas, Marcelino, Ana Regina, Marketing. Conceitos e
casos portugueses, Lisboa, Escolar Editora, 2004
Kotler, P., Marketing Management: Analysis, Planning, Implementation and Control, Englewood Cliffs, New Jersey,
Prentice-Hall, 1997
Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V., Principles of Marketing, Londres, Prentice-Hall Europe, 2004
Lambin, Jean-Jacques, Marketing Estratégico, Portugal, McGraw-Hill, 2000
Lemaire, Jean-Paul, Estratégias de Internacionalização, Lisboa, Instituto Piaget, 2001
Viana, Carlos e Joaquim Hortinha, Marketing Internacional, Lisboa, Edições Sílabo, 2004