Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas são variadas. Procura-se corresponder a diferentes padrões de exigência:
Exposições realizadas pelo professor, momentos de interactividade com a participação de todos, elaboração de trabalhos realizados individualmente e em grupo, posteriormente apresentados, observação e discussão de vídeos didácticos, pesquisa orientada em bases de dados disponíveis na internet e em livros existentes na biblioteca da escola.
Os alunos inscritos na disciplina poderão obter a aprovação através de dois processos: Avaliação Periódica e Exame Final.
A avaliação periódica obriga à realização de uma frequência e de um trabalho com igual peso.
– Serão aprovados na disciplina, por intermédio do processo de exame final, os alunos que obtenham uma nota final igual ou superior a 10 valores.
Resultados de Aprendizagem
– Abordar o Marketing Internacional como ferramenta indispensável no quadro do mercado externo. – Compreender a evolução do marketing de Exportação ao Marketing Global.
– Reflectir sobre a internacionalização.
– Analisar os mercados internacionais e formas de acesso.
Programa
– Do Marketing de Exportação ao Marketing Global
– A internacionalização
– As opções estratégicas das empresas
– Pesquisa de informações
– Análise de mercados
– Politica de preço internacional
– Comunicação no mercado internacional
– Risco das operações de marketing internacional – Marketing Internacional e internet
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Alves, (2003) Satisfação do Consumidor. Lisboa, Escolar Editora
– Peter, J. & Donnely, J. (1996) Administración de Marketing. Madrid. IRWIN
– Viana, C. & Hortinha, J. (2002) Marketing internacional. Lisboa, Silabo
– Bradley, f. (2002) International marketing strategy. Prentice Hall
– Cateora, p. & Graham, J. (2001) International Markering. Irwin/McGraw Hill – Romão, A. et al (2002) Análise do Comércio Internacional. Lisboa, ISEG