Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos de Marketing
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recurso a casos práticos. Fomenta, também, a participação ativa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:
– Identificar o Marketing Internacional como ferramenta indispensável no quadro do mercado externo.
– Compreender a evolução do marketing de Exportação ao Marketing Global.
– Avaliar o processo de internacionalização.
– Analisar os mercados internacionais e formas de acesso.
Programa
(1) O ambiente internacional
– Internacionalização e globalização
– Empresas born global
– Aldeia global
– O processo de decisão
– Opções estratégicas da empresa
(2) Mercados internacionais
– Pesquisa de informações
– Análise e escolha de mercados
– Estudo de mercados estrangeiros
– Formas de acesso a mercados internacionais
(3) Programa de marketing internacional
– Conceção
– Organização e implementação das atividades
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brooks, J., Weatherston, J., & Wilkinson, G. (2010). The International Business Environment: Challenges and Changes (2nd ed.). Prentice Hall.
Daniels, J., Radebough, L., & Sullivan, D. (2012). International Business: Environments and Operations (12th ed.). Prentice Hall.
Ghauri, Pervez, N., & Cateora, P. (2010). International Marketing. McGraw Hill.
Hill, C. (2013). International Business: Competing in the Global Market Place. Irwin McGraw-Hill.
Hitt, M., Ireland, R., & Hoskisson, R. (2010). Strategic Management: Competitiveness and Globalization, Concepts and Cases. Mason: South-Western.
Ilhéu, F. (2009). Estratégia de Marketing Internacional. Almedina.
Krugman, P., Obstfeld, M., & Melitz, M. (2012). International Economics – Theory and Policy (9th ed.). Pearson.
Peng, M., & Meyer, K. (2011). International Business. Cengage Learning.
Silva, S., Meneses, R., & Pinho, J. (2018). Marketing Internacional. Actual.