Conhecimentos de Base Recomendados
Princípios de Marketing.
Basic knowledge on Marketing.
Métodos de Ensino
Os métodos pedagógicos utilizados nesta unidade curricular incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.
A unidade curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos oriundos da aplicação do marketing à realidade agrícola. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos.
Inglês:
The pedagogical methods used in this curricular unit include the existence of theoretical-practical classes, where the themes will be presented and the contents illustrated through the debate of specific cases.
The curricular unit will work through the regime of theoretical-practical classes, where the theoretical expositions will always be accompanied by the illustration and resolution of practical cases arising from the application of marketing to agricultural reality. To make the exhibitions more appealing, different audiovisual media will be used.
Resultados de Aprendizagem
Na Unidade Curricular, Marketing para o Sector Agrícola, pretende-se lecionar os conceitos e a filosofia de marketing. Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing.
Como objetivo final, esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações agrícolas.
A unidade curricular deverá fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas capacidades no mercado de trabalho, onde deverão adotar uma atitude ativa voltada para o cliente e para o mercado.
Inglês:
In the Curricular Unit, Marketing for the Agricultural Sector, it is intended to teach the concepts and philosophy of marketing. It is also intended that students have an integrated view of marketing strategy as well as marketing policies.
As a final objective, this curricular unit aims to provide students with the necessary preparation for the development of their work in the field of marketing in different types of agricultural organizations.
The curricular unit should provide students with the necessary skills to develop their skills in the job market, where they should adopt an active attitude towards the customer and the market.
Programa
PARTE I – O marketing e a criação de valor
– Conceitos fundamentais do marketing
– Evolução do papel do marketing
– O papel fundamental do marketing no setor agrícola
PARTE II – Estudo do Mercado Agrícola
– A análise do mercado agrícola e dos seus intervenientes
– Teorias e modelos de comportamento do consumidor
PARTE III – Segmentação, Targeting e Posicionamento no Sector Agrícola
– A Segmentação de mercado
– A escolha do mercado-alvo
– O posicionamento de mercado
PARTE IV – Políticas de Marketing no Sector Agrícola
– Produto
– Preço
– Distribuição
– Comunicação
PARTE V – Novas Tendências do Marketing no Sector Agrícola
– O marketing relacional
– Outras tendências de marketing
PARTE VI – O Plano de Marketing no Sector Agrícola
– Elaboração do Plano
– Avaliação e Controlo do Plano
– Plano de Contingência
Inglês:
PART I – Marketing and value creation
– Fundamental concepts of marketing
– Evolution of the role of marketing
– The key role of marketing in the agricultural sector
PART II – Agricultural Market Study
– Analysis of the agricultural market and its stakeholders
– Theories and models of consumer behavior
PART III – Segmentation, Targeting and Positioning in the Agricultural Sector
– Market segmentation
– Choosing the target market
– Market positioning
PART IV – Marketing Policies in the Agricultural Sector
– Product
– Price
– Distribution
– Communication
PART V – New Marketing Trends in the Agricultural Sector
– Relationship marketing
– Other marketing trends
PART VI – The Marketing Plan in the Agricultural Sector
– Preparation of the Plan
– Plan Evaluation and Control
– Contingency plan
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital, Edição Dom Quixote.
Brito, C. Melo e Lencastre, P. – Coordenação (2014). Os Novos Horizontes do Marketing, D. Quixote.
Kotler, P. (2010). Marketing para o Século XXI, Editorial Presença.
Kotler, P. e Armstrong, G. (2014). Princípios de Marketing, Pearson: Prentice-Hall.
Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J. Vicente (2015). Mercator da Língua Portuguesa; Teoria e Prática do Marketing, 16º Edição, D.Quixote.