Conhecimentos de Base Recomendados
Princípios de Marketing.
Métodos de Ensino
Os métodos pedagógicos utilizados nesta unidade curricular incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.
A unidade curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos oriundos da aplicação do marketing à realidade agrícola. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos.
Resultados de Aprendizagem
Na Unidade Curricular, Marketing para o Sector Agrícola, pretende-se lecionar os conceitos e a filosofia de marketing. Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing.
Como objetivo final, esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações agrícolas.
A unidade curricular deverá fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas capacidades no mercado de trabalho, onde deverão adotar uma atitude ativa voltada para o cliente e para o mercado.
Programa
PARTE I – O marketing e a criação de valor
– Conceitos fundamentais do marketing
– Evolução do papel do marketing
– O papel fundamental do marketing no setor agrícola
PARTE II – Estudo do Mercado Agrícola
– A análise do mercado agrícola e dos seus intervenientes
– Teorias e modelos de comportamento do consumidor
PARTE III – Segmentação, Targeting e Posicionamento no Sector Agrícola
– A Segmentação de mercado
– A escolha do mercado-alvo
– O posicionamento de mercado
PARTE IV – Políticas de Marketing no Sector Agrícola
– Produto
– Preço
– Distribuição
– Comunicação
PARTE V – Novas Tendências do Marketing no Sector Agrícola
– O marketing relacional
– Outras tendências de marketing
PARTE VI – O Plano de Marketing no Sector Agrícola
– Elaboração do Plano
– Avaliação e Controlo do Plano
– Plano de Contingência
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital, Edição Dom Quixote.
Brito, C. Melo e Lencastre, P. – Coordenação (2014). Os Novos Horizontes do Marketing, D. Quixote.
Kotler, P. (2010). Marketing para o Século XXI, Editorial Presença.
Kotler, P. e Armstrong, G. (2014). Princípios de Marketing, Pearson: Prentice-Hall.
Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J. Vicente (2015). Mercator da Língua Portuguesa; Teoria e Prática do Marketing, 16º Edição, D.Quixote.