Marketing para o Sector Agrícola

Resultados de Aprendizagem

Na Unidade Curricular, Marketing, pretende-se leccionar os conceitos e a filosofia de marketing.
Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das
políticas de marketing.
Como objectivo final, esta disciplina visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao
desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.
Esta disciplina deverá fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas
capacidades no mercado de trabalho, onde deverão adoptar uma atitude activa voltada para o cliente e para o
mercado.

Programa

Parte I – Introdução ao Marketing e à criação de valor
1. Conceitos fundamentais do marketing
Parte II – Estudo do mercado
2. A análise do mercado e dos seus intervenientes
3. Os estudos de mercado
4. Teorias e modelos do comportamento do consumidor
Parte III – Segmentação e Diferenciação
5. A segmentação
6. O posicionamento
7. A marca
Parte IV – Políticas de Marketing
8. Produto
9. Preço
10. Distribuição
11. Comunicação

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotler, Philip, ARmestrong, G., Saunders, J. e Wong, V. (2004), Principles of Marketing, Londres, Prentice-
Hall Europe.
Lindon, D., Lendrevie, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J.V. (2004), Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing,
Lisboa, Publicações D.Quixote.