Métodos de Ensino
metodologia de ensino será baseada em exposição teórica dos conceitos e metodologias, conjugada
com aplicações práticas com SPSS.
Avaliação baseada em exame final e entrega periódica de relatórios.
Resultados de Aprendizagem
(i) Os alunos serão capazes de integrar a estratégia global da empresa quando efectuarem uma missão ou
gerirem um serviço
(ii) Os alunos adquirirão um domínio das técnicas avançadas de recolha e tratamento de dados na
realização de um plano de marketing
Programa
1. Condução e análise de estudos de Painel
Os painéis de consumidores e de distribuidores; análise de dados de painéis; aplicações com painéis de
consumidores e de distribuidores; os painéis mistos
2. Condução e análise de estudos qualitativos
Características dos estudos qualitativos; técnicas qualitativas individuais; análise dos dados
qualitativos/técnicas de grupo; Técnicas de grupo; técnicas projectivas
3. Condução e análise de estudos quantitativos
Abordagem da análise multivariada e a sua ligação com a segmentação e o posicionamento; análise
factorial e interpretação no contexto do posicionamento; análise de cluster de clientes e interpretação no
contexto da segmentação; análise factorial para variáveis não-métricas (análise de correspondências
simples e múltiplas) e sua interpretação no contexto do posicionamento;
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Churchill G. and Jacobucci, D. (2010), Marketing research, methodological foundations. South-western
Cengage Learning.
Kent R. (2007), Marketing Research. Ed Thomson Learning, London
Malhotra N. and Birks D. (2007), Marketing research, an applied approach. Prentice-Hall, Pearson
Education.