Conhecimentos de Base Recomendados
Conceitos estruturantes de marketing, segmentação, posicionamento e marketing-mix.
Métodos de Ensino
Resultados de Aprendizagem
Permitir que os estudantes compreendam o modo como a pesquisa de mercado é determinante na tomada da decisão de negócios e daí como pode transformar os resultados da investigação em insights de negócios acionáveis.
Programa
1. Introdução e fases iniciais da pesquisa de Marketing
– Definição de Pesquisa de Marketing
– Desenvolvimento da pesquisa de marketing como profissão
– O uso da pesquisa de marketing
2. Objetivos e o desenho da Pesquisa
– Definição do problema e o desenvolvimento da abordagem de pesquisa
3. Recolha e análise de dados secundários
– Fontes internas e externas
4. Métodos de pesquisa
– Pesquisa quantitativa vs. Qualitativa
– Metodologias de pesquisa
5. As abordagens e o propósito da pesquisa
6. Análise de dados e a apresentação do relatório
7. A pesquisa de marketing internacional
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Birks, D. et al (2021), Marketing Research: Applied insight 6e. Pearson education.
Burns, A. C. et al. (2017), Marketing Research: an applied orientation. 7h edition. Pearsoneducation.
Malhotra, N et al (2013), Essentials of Marketing Research. Pearson education.