Métodos de Ensino
As sessões em sala de aula combinam apresentações didácticas com grupos de discussão.
Os alunos são estimulados a desenvolver trabalhos em equipas e o resultado é apresentado e discutido em sala de aula.
Cada aluno é, ainda, incentivado a trazer para os materiais de sala de aula; estudo de casos de instituições de cariz social e conceitos inovadores no marketing social.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular em Marketing Social pretende conferir uma abordagem genérica da realidade do
marketing que opera no terceiro sector, bem como apresentar as principais práticas deste sector e que o aluno fique familiarizado com os vários conceitos presentes no contexto do terceiro sector, permitindo que este possa futuramente operar com estas ferramentas.
Pretende-se também, nesta unidade curricular, abordar os temas fundamentais para as empresas que têm preocupações sociais, familiarizando assim o aluno com a teoria actual no campo da marketing social e analisar os componentes e aplicações de marketing utilizado para promover a mudança de comportamento.
Programa
O marketing social ao serviço da mudança social
A importância do terceiro sector
A realidade e pertinência das técnicas do marketing ao serviço das organizações do terceiro sector e nações
em geral
Conceitos como a responsabilidade social, a cidadania corporativa, a ética e a filantropia empresarial
A gestão operacional do marketing social
Determinar necessidades e recursos
Selecção de mercados-alvo
Compreensão do público-alvo e da concorrência
Determinar o produto, preço, distribuição e comunicação
Formulação de estratégias e planos de marketing social
Implementação e avaliação dos esforços de marketing social
Ética em marketing social.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Andreasen, Alan. 1996. Marketing Social Change. San Francisco: Jossey-Bass Publishers.
Kotler, Philip, Lee, N. 2008. Social Marketing: Influencing Behaviors for Good. 3rd Ed. CA: Sage Publications.
Zenone, Luis Claudio. 2006. Marketing Social. São Paulo: Thomson Learning.