Conhecimentos de Base Recomendados
Não são necessários conhecimentos base.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;
2. Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3. Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo e Estudo de Casos.
Resultados de Aprendizagem
a) Compreender os desafios atuais enfrentados pelos territórios;
b) Entender as variáveis explicativas do comportamento de compra aplicado ao marketing territorial;
c) Conhecer e utilizar técnicas de diagnóstico e de planeamento estratégico em marketing territorial;
d) Definir estratégias de aperfeiçoamento do território;
e) Construir a imagem e divulgar o território;
f) Definir estratégias de atracão de turistas, de empresas, de residentes e de investimento externo, bem como de apoio à exportação.
Programa
1. Desafios do marketing territorial
2. Comportamento de compra aplicado ao marketing territorial
3. Diagnóstico e planeamento estratégico em marketing territorial
4. Estratégias de aperfeiçoamento do território
5. Construção da imagem do território
6. Divulgação do território
7. Atracção de turistas
8. Atracção de empresas
9. Apoio à exportação e atracção de investimento externo
10. Atracção de residentes
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho prático - 50.0%
- - Testes Escritos - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Figueira, A. P. (2011). Marketing Territorial: Uma Nova Dimensão do Marketing. Estarreja: Mel Editores
Kotler, P., & Keller, K. L. (2006). Administração de Marketing. (12.ª Edição). São Paulo: Pearson Prentice-Hall
Kotler, P., Bowen, J. & Makens, J. (2017). Marketing for Hospitality and Tourism. (7th Edition). Harlow: Pearson.
Kotler, P., Gertner, D., & Rein, I. (2007). Marketing Places: Attracting Investment, Industry, And Tourism To Cities, States, And Nations. New York: Free Press
Moilanen, T. & Rainisto, S. (2009). How to Brand Nations, Cities and Destinations: A Planning Book for Place Branding. Hampshire and New York: Palgrave Macmillan
Morgan, N., Pritchard, A., & Pride, R. (Eds) (2002). Destination Branding. Creating the unique destination proposition. Oxford: Butterworth-Heinemann
Rainisto, S. (2009). Place Marketing and Branding: Success Factors and Best Practices. Saarbrücken: Lambert Academic Publishing